12-06-20 prf campanha

PRF e parceiros realizam campanha de combate ao trabalho infantil

Uma das metas é prevenir a exploração de menores de idade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desenvolve em todo o território nacional a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, que tem a data de 12 de junho como marco mundial.

No Acre, as ações foram iniciadas, nesta quinta-feira (11), ao longo da BR-364, na cidade de Sena Madureira, distante cerca de 130 Km da capital acreana. Dentre as atividades, ocorreram distribuição de material informativo, fornecido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e momentos para tirar dúvidas dos viajantes e trabalhadores.

Estão entre as metas da Campanha prevenir e combater a exploração de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, conscientizar a sociedade em prol da defesa da dignidade dos jovens e informar os canais para denúncia.

De maneira lúdica, os panfletos explicam as características da exploração dos jovens, citam quais órgãos podem ser acionados e os números para realizar as denúncias, como o telefone 191 (PRF) e Disk 100; em ambos, a ligação é feita de forma gratuita e não há necessidade de se identificar.

Durante os próximos dias, diversas ações serão ainda realizadas pela PRF em parceria com os órgãos integrantes do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. São componentes do Fórum, além da PRF, MPT, Conselhos Tutelares e Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), dentre outros.

O trabalho infantil ainda é uma realidade persistente na vida de milhares de crianças do país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), em 2016, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil aumentou e ultrapassou 2 milhões.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*