290519-vacina-febre-aftosa

Primeira etapa de vacinação contra aftosa termina em junho

Última etapa está programada para novembro

O Acre possui um rebanho de aproximadamente 3,3 milhões de cabeças de gado. Até o próximo dia 31 de maio, os animais com até 24 meses devem ser vacinados contra a febre aftosa. Mas os produtores terão até o dia 15 de junho para declarar esse procedimento ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

“Historicamente é muito comum que os produtores deixem pra esses 15 dias do mês de junho para fazer declaração, só depois disso, nós podemos confirmar mesmo a quantidade e a porcentagem que foi vacinada”, disse o diretor-presidente do Idaf, Rogério Melo.

A campanha de vacinação está em sua penúltima etapa. A última está programada para o mês de novembro, quando o acre entra no processo de reconhecimento nacional e internacional como zona livre da aftosa sem vacinação.

Isso deve elevar a qualidade da carne bovina no estado, que já é considerado como zona livre da doença há 14 anos, mas ainda com a vacinação.

“Primeiro existe a certificação por parte do Ministério da Agricultura, a gente tem a ideia que isso aconteça no meio do próximo ano, e se tudo der certo no final do próximo ano o certificado internacional. Então o certificado vem mesmo, se tudo dê certo, no final de 2020.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*