Procon inicia Operação Black Friday nessa segunda-feira no Acre

Ação ocorre tanto nos comércios da capital quanto nos do interior

Segundo a Agencia de Notícias do Acre, começa nessa segunda-feira (8), a Operação Black Friday, realizado pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem/AC), para informar consumidores e fiscalizar lojas físicas e online. A operação ocorre em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, estará fiscalizando shoppings, galerias e centros comerciais e monitorando lojas virtuais.

Segundo Camila Lima, chefe de Fiscalização do Procon, a operação ocorre em três etapas: a primeira com um viés mais socioeducativo, informando a fornecedores sobre a legislação e sobre os direitos dos consumidores, com base no código de defesa do consumidos, além de como as promoções devem ser feitas dentro da lei; a segunda será uma comparação dos preços dos produtos ofertados na promoção; para ao final ser realizada uma análise para seber se realmente houve a redução do valor, evitando a conhecida “Black Fraude”.

Na operação do ano passado foram lavrados 49 autos de constatação, com base nas reclamações de preços sem o devido desconto, que permaneciam no mesmo valor. Por isso, o Procon também poderá realizar auditoria nos documentos fiscais do estabelecimento para comprovar o desconto.

O Procon ainda alerta os consumidores para que fiquem atentos às compras feitas na Black Friday: verificando os prazos de entrega, defeito e cobrança indevida. Caso identifique algum problema, procure uma unidade Procon para registrar sua reclamação. Em Rio Branco, o Procon funciona na OCA, praça rosa, localizada no primeiro piso, e em Cruzeiro do Sul também funciona na OCA do município, na Rua Rui Barbosa, Nº 267, Centro. Além disso, há o disque-denúncia (68) 3223-7000 e 151.

Deixe uma resposta