Procura por vacina contra influenza é baixa em Rio Branco

Apenas 40% do público alvo foi imunizado na capital, vacina está disponível para quem tem de seis meses em diante

Texto de Jardel Angelim.

Foto: TV Gazeta.

A sala de vacinação da policlínica Barral y Barral, em Rio Branco, tem pouco movimento. O número de pessoas que procuram se vacinar contra a influenza, que previne contra três tipos de gripe, é abaixo a meta esperada.

A funcionária pública Audenir de Lira, só esperou passar o intervalo de 14 dias da segunda dose da vacina contra a covid-19 para também se imunizar contra a gripe.

“Temos que nos vacinar, todo mundo tem que cuidar da sua saúde, vamos nos vacinar, o posto está aberto”, relatou Audenir de Lira.

Com o Pedreiro Vanderlei dos Santos não foi diferente, ele quer ficar protegido de qualquer tipo de doença.

“Estamos nos preparando para futuramente voltar a vida normal, graças a Deus já tomei a primeira e a segunda dose da vacina contra covid e agora da gripe”, relatou Vanderlei dos Santos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, explica que a campanha de vacinação contra a influenza já encerrou, mas ainda assim há doses disponíveis em todas as unidades de saúde de Rio Branco, inclusive aos menores.

A vacina está disponível para quem tem de seis meses em diante. Até agora, apenas 40% do público alvo foi imunizado.

“Por ter uma baixa procura no período da campanha já que nós estávamos trabalhando com o imunizante também da covid e era a preferencia, a vacina da influenza não foi procurada na época da campanha e por termos bastante vacina em estoque, o Ministério da Saúde liberou para fazer a rotina para toda a população a partir de 6 meses de idade e a vacina continua disponível para todos os públicos nas unidades de saúde”, concluiu a coordenadora de vigilância epidemiológica.

Deixe uma resposta