Banner1208-cotidiano-livrocobras

Professor da Ufac lança livro sobre serpentes

Obra reúne informações sobre 62 espécies venenosas

Após o sucesso de “Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Acre e em Rondônia”, o professor do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Sérgio Bernarde, prepara uma nova publicação.

Já em fase de impressão, a mais recente obra chegará ao mercado com o que há de mais atual sobre o tema. “Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil” reúne informações de todas as 62 espécies venenosas presentes no país, além das não peçonhentas mais comuns.

“Ao ano, estima-se que ocorra em todo o Brasil cerca de 30 mil acidentes com serpentes, desses 150 evoluem para óbito. As pessoas precisam aprender a lidar com esses animais”, diz o professor que há anos dedica boa parte do tempo ao estudo e ensino sobre anuros, lagartos e serpentes.

No Brasil, apenas 62 espécies – das quase 400 já identificadas – são peçonhentas. A população, entretanto, teme a todas. Falta conhecimento. Sobra medo. “As serpentes mais ajudam que matam. O senso comum, porém, não pensa assim”, alerta Bernarde referindo-se à importância das cobras para a saúde humana.

Segundo o pesquisador, a maioria da população não sabe, mas entre as inúmeras toxinas extraídas do veneno das serpentes, a medicina já conseguiu isolar substâncias importantíssimas para o tratamento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Livro

Indicado para os profissionais da área de saúde médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, biólogos, agrônomos, engenheiros florestais, veterinários, zootecnistas, militares, ribeirinhos e indígenas, o livro traz 30 capítulos nos quais são apresentadas informações específicas sobre a diversidade de serpentes venenosas encontradas em todo o Brasil, bem como os acidentes envolvendo esses animais.

A obra apresenta a diversidade de formas e as características de cada espécie, dando também uma orientação para os profissionais da saúde de como lidar com as vítimas e em especial no reconhecimento da serpente causadora do envenenamento tanto pela morfologia como pelos sintomas apresentados pelo acidentado.

Reconhecimento, classificação, primeiros socorros, prevenção de acidentes, envenenamentos em animais domésticos e mitos são alguns dos temas abordados pelo autor nesta edição. O livro reúne mais de 330 fotografias coloridas distribuídas em 240 páginas.

A pré-venda já está aberta com preço promocional. Cada exemplar custa, antecipadamente, R$95. Interessados podem acessar o site da Anolis Books (http://www.anolisbooks.com.br).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*