Professora desenvolve pesquisa com PANC no Acre

“Eu sou produto da educação, a educação transforma vidas”, afirmou a professora doutora

Fotos: Cedidas.

Natural de Pauini no interior do Amazonas a professora doutora Almecina Balbino Ferreira leciona na Universidade Federal do Acre (Ufac) há quase cinco anos, é coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da instituição e desenvolve pesquisa área de fitotecnia com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

O interesse pelas PANCs surgiu com a vivência e residência na Amazônia. “Sempre tive contato com populações tradicionais indígenas, eles são os maiores usuários e guardiões das espécies nativas, tanto alimentícias quanto medicinais”, contou a professora doutora. Almecina afirma ainda que existem muitas espécies em potenciais que precisam ser pesquisadas e identificadas na região.

Um dos destaques da pesquisa de Balbino é a Espinafre-da-Amazônia, “ela tem teores altíssimos de proteína que pode ser consumida por veganos ou vegetarianos, além de outros componentes”, informou.

Professora Almecina em visita a Universidade de Copenhague na Dinamarca

A professora doutora mostra a importância para a comunidade de comer hortaliças, frutas e sementes provenientes da região, “as espécies possuem alto valor nutricional, contribuímos com a segurança alimentar e a valorização das espécies do Brasil e do Acre”, contou.

Com a pesquisa, Almecina espera identificar futuramente plantas comestíveis e medicinais “quem sabe patentear um novo produto alimentício ou descobrir novas moléculas que possam colaborar no tratamento de alguma doença”.

O trabalho de pesquisador, no entanto, é desafiador, “é um trabalho solitário em nível de laboratório ou em campo, a descoberta de um novo produto ou identificação de espécies podem levar anos”, relatou a professora doutora.

Última turma de calouros do curso de Engenharia Agronômica antes da pandemia

Mesmo com os desafios, Almecina afirma que a pesquisa é dinâmica e não para, e isso é resultado da educação. “Eu sou o produto da educação, ressalto a importância da profissão de professor, é através dele que você consegue enxergar o impossível e transformar seus sonhos em realidade, a educação transforma vidas”, concluiu.

Deixe uma resposta