0309-cotidiano-pronatech2

Pronatec Campo leva capacitação a comunidades isoladas do Acre

Com rio Caeté seco, equipe caminha por mais de três horas

Produtores rurais da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema participaram da abertura da segunda etapa de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), através do Instituto Federal do Acre (IFAC), na comunidade. Após a formação de 37 alunos no curso de Agricultor Orgânico, o Programa volta a beneficiar os moradores da reserva com a oferta dos cursos de Açaicultor e Horticultor. Desta vez, 50 pessoas serão capacitadas.

Além de atender aos moradores da Cazumbá Iracema, o IFAC decidiu beneficiar 40 pessoas da comunidade do Cuidado, também na zona rural de Sena Madureira, com o curso de Agricultura Familiar. Todos os alunos foram selecionados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que também contribui com a logística para a ministração das aulas.

“A parceria com o Ifac, que agora está levando mais 3 cursos profissionalizantes para dentro da Reserva, é de fundamental importância pois atende uma das principais demandas das comunidades que é a capacitação voltada para a melhoria e diversificação na produção, bem como, para garantir a segurança alimentar das famílias extrativistas. No futuro a intenção é que possamos beneficiar todas as comunidades da Reserva com essas formações”, ressaltou o Analista Ambiental do ICMBio e chefe da Resex Thiago Juruá.

A abertura das atividades foi realizada pelo coordenador adjunto do Pronatec na regional Vale do Purus, Cleudo Farias e do Orientador Social, Edu Gomes da Silva. “Saímos às cinco horas da madrugada do sábado. Enfrentamos mais de duas horas de carro pela estrada de terra “Ramal do 16”, mas valeu a pena. A aula inaugural foi muito proveitosa. Conhecemos os alunos e, claro, repassamos o material e todas as orientações sobre os cursos”, disse o coordenador.

Esse foi só o primeiro capítulo da saga que os servidores passaram. No domingo, enfrentaram mais três horas de barco a motor sobre o rio Caeté até a comunidade do Cuidado, onde realizaram a aula inaugural do curso de Agricultura Familiar. “O pior foi na volta. O rio tinha secado e não havia condições de navegação para retornarmos de barco. Tivemos que caminhar por mais de três horas e meia na estrada, que já está quase fechada pela mata, e ainda, carregando o material que levamos”, relatou o coordenador Cleudo Farias.

Rosanio Pessoa, morador da comunidade do Cuidado agradeceu pelo esforço de levar a capacitação até eles. “Estou muito feliz por estar participando deste curso. Acredito que vou ganhar muito conhecimento. Vamos aproveitar o máximo. Agradeço ao Ifac e ao ICMbio pela iniciativa de trazer esse curso até nossa comunidade”, completou o produtor rural.

Os 90 alunos dos três cursos deverão ser certificados até o final do ano. Mas o trabalho com foco nas comunidades isoladas não vai parar. O IFAC aguarda liberação do Ministério da Educação (MEC) para a oferta de mais vagas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *