110519-embrapa

Performance de reprodutores Nelore apresenta ganhadores

Durante 360 dias, 27 animais foram confinados em uma fazenda

A cadeia produtiva da bovinocultura de corte do Acre irá conhecer, neste sábado (11), os melhores animais para reprodução da raça Nelore durante a final da 1ª Prova de Performance de Reprodutores Jovens Funcionais a Pasto.

O evento acontece na fazenda NeloVale, localizada no município de Plácido de castro e é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação de Nelore Acreano (Anacre), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) e da empresa de consultoria em melhoramento Brasilcomz.

Durante 360 dias, 27 animais foram confinados em um área da fazenda NeloVale, em condições padronizadas de pastejo, suplementação, clima e manejo. “A colocação dos bovinos no mesmo ambiente, proporciona que a questão visual se torne um índice válido e confiável de avaliação”, explica o pesquisador da Embrapa Acre José Marques Carneiro Júnior.

Para analisar a questão visual dos animais participantes, foi utilizada a metodologia EPMURAS que preconiza a estrutura corporal, precocidade, musculosidade, umbigo, características raciais e sexuais, além de aprumos. Esse tipo de avaliação busca valorizar animais precoces e de biotipo apropriado à produção de carne.

Os dados para análises contam com seis etapas de pesagens, sendo que cinco aconteceram durante o ano e a última será realizada na final da Prova. Ganho de peso, peso final ajustado, perímetro escrotal e biotipo adequado à produção de carne a pasto foram critérios adotados para seleção de jovens reprodutores Nelore. A equipe avaliadora foi composta por produtores, pelo proprietário da fazenda parceira da competição, e técnicos da Embrapa e do governo do Estado do Acre.

Na etapa final, será divulgada a seleção dos animais entre o rebanho. Os bovinos serão classificados quanto à beleza e desempenho nas categorias Elite, Superior, Regular e Inferior. Os proprietários dos bovinos classificados em Elite e Superior Regular ganharão certificados de participação.

“Nosso objetivo é que a prova se torne referência no Acre, para selecionar os melhores animais reprodutores Nelore do estado”, comenta Carneiro Júnior. Para se ter uma ideia, há uma valorização em cerca de mil reais entre as categorias de classificação. “A competição contribui para agregar valor ao animal, melhorar os rebanhos e a economia local”, conclui o pesquisador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*