thumb coletaentulho

RBTrans regulamenta uso das caixas coletoras

Quem desrespeitar estará sujeito a pagamento de multa

A partir do ano que vem, os usuários de caixas coletoras de entulho terão que seguir algumas normas, criadas pela RBTrans. Quem desrespeitar estará sujeito a ter o material guinchado e até pagamento de multa.

Por todos os cantos da cidade as caixas coletoras se espalham. Em pequenas ou grandes obras, o material é imprescindível para recolher o entulho que se forma com as construções. Mas, elas podem trazer transtornos e até causar acidentes se não estiverem em local adequado ou sinalizadas.

Em cima de calçadas ou no meio da rua, atrapalham pedestres e condutores. A noite, se não estiverem com sinais refletivos, podem provocar colisões. Agora, a RB Trans está regulamentando o uso desse serviço, visando a organização e segurança no trânsito. “A obra tem que ser gerenciada dentro do espaço do proprietário da obra. Caso não seja possível, ele requer da prefeitura autorização para utilizar espaço externo”, explica o Superintendente da RBTrans, Ricardo Torres.

De acordo com as novas regras, todas as caixas coletoras deverão apresentar além dos sinais refletivos, o nome da empresa de locação, número de telefone e número da coletora. Essas informações vão ajudar inclusive no serviço de fiscalização.

A portaria com a regulamentação será publicada até a primeira semana de janeiro de 2014. As empresas de locação e construtoras terão de 60 a 90 dias para se adequar. Quem descumprir com as novas regras estará sujeito à multa que varia entre R$ 50,00 e R$ 200,00.

Segundo o Superintendente da autarquia, até que a fiscalização aplique as sanções, os usuários do material serão advertidos e orientados sobre as novas regras. Caso uma caixa esteja em situação irregular no espaço público e o responsável não seja encontrado, a coletora será guinchada.

Deixe uma resposta