22-05-20 receita federal

Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

Mais de 900 mil contribuintes irão receber no dia 29 de maio

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (22), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 que contempla 901.077 contribuintes. O pagamento total corresponde a R$ 2 bilhões.

Neste ano, o cronograma de restituições sofreu alterações. Os pagamentos começarão em maio, e não em junho como nos anos anteriores, além disso, serão feitos em apenas cinco lotes, até então eram em sete.

O dinheiro deste primeiro lote será depositado na conta do contribuinte contemplado na próxima sexta-feira (29). O cronograma de pagamentos segue até 30 de setembro, sempre sendo efetuado no último dia útil do mês.

A iniciativa da Receita Federal tem como objetivo diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia de covid-19, que tem afetado o bolso do brasileiro, além da saúde pública.

Normalmente, o pagamento se dava no dia 15 de cada mês. A partir de agora, serão depositados os valores da restituição no último dia útil do mês.

Metade ainda não enviou declaração
A Receita Federal recebeu, até a manhã de quinta-feira (21), 14,7 milhões de declarações, de um total de 32 milhões previstas. Esse número revela que mais da metade dos contribuintes ainda não enviaram a declaração.

Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o contribuinte junte os documentos e comece a preencher a declaração, a fim de se evitar atropelos de última hora”, disse.

Ele destaca, ainda, que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*