Recuperação de ciclovias é realizada em Rio Branco

Projeto que é estender a malha cicloviária em mais 15 km ao longo deste ano

A prefeitura de Rio Branco, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), iniciou esta semana a recuperação das ciclovias da cidade. O trabalho que está sendo realizado no período noturno e começou pela avenida Antônio da Rocha Viana, uma importante via de ligação dos bairros da parte alta da nossa cidade com o centro.

Quem acompanhou a execução dos trabalhos, que consiste no reforço da sinalização de faixas e também na demarcação de um espaço menor entre os tachões para que os veículos não invadam o espaço das bicicletas foi o superintendente da autarquia responsável pelo trânsito e o transporte em Rio Branco, Ricardo Torres. “Estamos realizando a recuperação de um bom trecho”, afirmou.

Para ele, a expectativa da prefeitura de Rio Branco é que a partir deste trabalho, um novo modelo de ciclovias venha a ser implementado em Rio Branco, com destaque para as faixas vermelhas que, segundo Ricardo Torres, está de acordo com o código nacional de trânsito.

“Estamos trabalhando com uma pintura diferente, que identifica uma ciclovia e como especifica o código de trânsito, o que vai garantir mais segurança para os ciclistas de nossa capital”, explicou o superintendente.

Ainda de acordo com Ricardo Torres, a recuperação das ciclovias é um trabalho piloto, uma espécie de laboratório onde, nos próximos dias, grupos de ciclistas e também profissionais que atuam na área de trânsito serão convidados a avaliar o novo modelo de ciclovias que está sendo implementado pela prefeitura de Rio Branco.

“Estamos comemorando o dia do ciclista nesse domingo e nada melhor do que a gente começar recuperando os trechos de ciclovias de nossa cidade e trazendo mais segurança para as pessoas que utilizam esse importante meio de transporte”, ressaltou.

Além da avenida Antônio da Rocha Viana, outros trechos de ciclovia da cidade serão recuperados. A tendência é que os trabalhos sigam o mesmo modelo de sinalização que está sendo realizado agora. “Uma pintura mais forte vai permitir, inclusive, uma melhor visualização para os condutores e ajudar a reduzir o número de infrações e acidentes”, explicou Ricardo Torres.

Entre as capitais brasileiras, a cidade de Rio Branco é a que possui a maior porcentagem de ciclovias consolidadas. Ao todo são mais de 60 km malha viária que, se somadas às ciclovias das rodovias estaduais e federais em nossa cidade, chegam-se a 100 km de malha cicloviária.

A determinação do prefeito Marcus Alexandre é que o trabalho de recuperação das ciclovias em nossa cidade seja continuado. “A dinâmica do prefeito Marcus Alexandre é não parar os serviços e nossa expectativa é que, nos próximos meses, a gente consiga recuperar toda a malha cicloviária”, afirma Ricardo Torres.

E a expectativa é de crescimento da malha viária. O superintendente da RBTRANS acredita que as obras que estão prevista dentro do PAC Mobilidade, que é a duplicação e o alargamento de vias importantes da cidade, a malha cicloviária de Rio Branco tende a crescer em pelo menos mais 15 km de extensão.

“Estamos com um projeto que é estender a malha cicloviária em mais 15 km ao longo deste ano e também de 2014 e esta ampliação fará com que Rio Branco fique entre as cidades com uma das maiores malhas proporcionais de todo o país”, faz questão de destacar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*