030419-cotidiano-reeducando

Reeducandos da Papudinha participam de ação no Educandário Santa Margarida

Oportunidade serve para iniciar o processo de ressocialização

Os reeducandos da Unidade de Regime Fechado 3, mais conhecida como Papudinha, participam nesta quarta-feira (3) de um serviço de manutenção externa. Escoltados por agentes penitenciários, quatro detentos foram prestar manutenção nos aparelhos de ar-condicionado e nos computadores do Educandário Santa Margarida.

Condenados a prisão no regime fechado, os detentos, vivem 24 horas por dia dentro da penitenciária com celas superlotadas e um clima tenso a maior parte do tempo.

Qualquer oportunidade legal de sair desse ambiente não deve ser descartada. E é justamente essa chance que alguns reeducandos estão tentando aproveitando da melhor forma possível.

“A direção do Educandário nos solicitou e nós estamos aqui dando esse suporte. A vantagem para os reeducandos é que a cada três dias trabalhados ele ganha um dia na remissão sem contar com a questão da ressocialização que é muito importante para eles, estarem fazendo parte de um serviço que vai dignificar eles e vai novamente inserir eles na sociedade”, disse o Agente Penitenciário, Márcio Reis.

A Coordenadoria de Manutenção da Unidade Prisional começou a prestar esse tipo de assistência há pouco tempo, pouco mais de três meses.

Para os reeducandos que tem a oportunidade de participar, a atividade, que além de representar uma redução na pena, porque a cada três dias de trabalho, um é reduzido, é uma oportunidade de iniciar o processo de ressocialização e mostrar que, mesmo sendo pessoas condenadas, elas ainda podem provar que errar é humano, mas é possível começar tudo de novo e de uma forma bem mais legal.

“Apesar de estar aqui a gente tinha um conhecimento lá fora e está sendo utilizado para o nosso Estado então nós estamos ajudando, a gente errou com a sociedade e essa é uma maneira que a gente tem de retribuir”, concluiu o reeducando, Márcio Rodrigues.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*