260218-cotidiano-mochila-adequada

Retorno às aulas requer cuidado com peso da mochila

Mochila adequada pode evitar danos à coluna do estudante

A mochila ideal para o estudante, seja do primário ao ensino médio, você sabe qual é? Nessa reportagem vamos entender como proteger a coluna vertebral dos nossos estudantes.

Chegou a hora de comprar o material escolar e é claro que a Any Kelly sabe como tem que ser a mochila que será sua grande companheira durante o ano todo. “Tem que ser bonita, ter flores, gosto disso”, afirma.

Com apenas 10 anos, Any já tem experiência escolar o suficiente pra saber que não é só de beleza que vive um estudante. A mochila também precisa ser … “Tem que ser bem confortável pra eu ter segurança de levar as coisas”, explica a garotinha.

Dentre os modelos do mercado ela prefere a de rodinhas, por quê? “Por que é mais fácil de levar. Não gosto de peso nas costas”, afirma.

Os pais, tios, avós e responsáveis pelos pequenos e grandes estudantes estão bastante conscientes em relação às compras da mochila escolar. Afinal é o item mais importante quando se fala em coluna da criança ou do adolescente.

“Eu presto muita atenção. De acordo com a estrutura da criança, se ela é menor, compro uma que não dê pra botar muito peso. Eu mesma compro o material e fico dizendo pega a mochila velha, guarda isso aqui, amanhã não vai ter aula, leva só o que for preciso. Eu oriento minhas sobrinhas bastante sobre isso,” disse a aposentada Maria Gama.

“Eu na verdade escolho pela segurança e depois opto pelo gosto do meu filho. Ele tem quatro aninhos mas já quer do Mickey, com luzinha e todo esse negócio. Por que criança hoje escolhe só o desenho e nós escolhemos a segurança deles né”, disse Nahaiane Duarte.

A Sociedade Brasileira de Coluna preconiza que a mochila e seu conteúdo pesem no máximo 10% do peso da criança. Ou seja, se ela tem 30 quilos, não pode carregar mais do que 3 quilos nas costas.

Alguns sinais precisam ser observados. Quando o limite de carga ultrapassa a capacidade do corpo, os sintomas são visíveis.

“A longo prazo essa dor vai se acentuar e o corpo vai compensar isso de alguma maneira pra que diminua a dor. Ele pode começar a andar como pescoço, o ombro um pouco tortos, pra compensar a dor”, afirma o médico Juan Dorado.

O comércio de materiais escolares tem inúmeras opções. Para todos os gostos e bolsos. Pra garantir mais saúde e segurança é bom observar alguns detalhes.

“Essa mochila tem que ter abas largas, acolchoadas, de preferência com aquela cinta abdominal pra manter a mochila bem presa às costas. O tamanho ideal é aquela que fica na altura dos ombros a parte superior e a inferior no máximo cinco centímetros abaixo da linha da cintura”

As mochilas de rodinha estão em alta e também são uma boa opção para os estudantes que precisam levar muitos livros, muitas vezes, com carga maior que a permitida em relação ao próprio peso. Aqui vai a última orientação a respeito delas.

“Só que lembrando que a mochila de rodinha também tem tamanho adequado. De nada vai adiantar uma criança que leve uma mochila muito pequena e ela tenha que curvar, o que vai ocasionar dor também”, completa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*