Rio Acre atinge nova cota histórica e registra 1,27 metros nesta quarta-feira em Rio Branco

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, explicou sobre as consequências; saiba mais

Mais um vez neste ano de 2022, o nível do rio Acre atingiu  uma nova cota histórica na manhã desta quarta-feira (28), com 1,27. A medição foi feita por volta de 6 horas.

De acordo com a Defesa Civil do Município, a menor cota havia sido registrada no dia 11 de setembro, com 1,29 metros e no ano 1971, com 1,29, desde do início do monitoramento.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, também explicou sobre as consequências desse nível tão baixo.

“A navegação já não existe mais. Não é possível navegar no rio com embarcações de médio ou grande de porte. Desta maneira, vai prejudicar o escoamento de produção dos produtores rurais – que trazem os seus produtos através do rio. A outra coisa também, é o número de afogamentos, que começam a aparecer neste período e o desabastecimento de água que é um ponto crucial em relação a isso”, finaliza.

O Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) estuda maneiras de que essa seca não interfira na distribuição de água, mas alega que o serviço já teve alguns prejuízos. As queimadas também preocupam a Defesa Civil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*