060219-cotidiano-rio

Rio Acre continua subindo e ultrapassa cota de alerta

 
Defesa Civil continua em monitoramento com toda a equipe
 
O Rio Acre apresenta 13,85 m na medição das 15h o que caracteriza o aumento das águas, ultrapassando a cota de alerta de 13,50 m e se aproximando da cota de transbordamento de 14 m.
 
De acordo com o Coronel George da Defesa Civil Municipal, Assis Brasil elevou bastante, de domingo para segunda o rio chegou a 9,87 m. Hoje pela manhã ele já estava 5,08 m, desceu quase 3,60 m em 24 horas. “Brasiléia está subindo numa média de 7 cm a cada 3 horas. Xapuri 11 cm e Capixaba também nessa média”, afirma o coronel.
 
Em Rio Branco já é possível sentir essas águas.  Desde segunda-feira, o Rio Acre começou a elevar. Na sexta-feira chegou a 9,94 m e agora já subiu.
 
A Defesa Civil continua em monitoramento com toda a equipe mobilizada caso seja necessário iniciar os procedimentos.
 
Na última subida que o Rio Acre deu chegou em 14,43 m e foram retiradas cinco famílias que foram para casa de parentes.
 
O afluente principal que é o Riozinho do Rola está acima de 14 m. “O nível do Riozinho do Rola está acima do nível do Acre, tem chovido bastante naquela região do espalha e do riozinho. Tem uma contribuição do nível do Rio Acre ao longo de toda bacia e também tem uma contribuição do Riozinho do Rola aqui em Rio Branco, então é preciso estar acompanhando e fazendo monitoramento necessário”, explica o Coronel George.
 
A leitura do nível do rio acontece de 3 em 3 horas.
 
Os órgãos de previsão fizeram uma previsão de longo prazo sobre as chuvas. “No mês de fevereiro nos próximos 15 dias, a previsão é que a chuva diminua, mas os sistemas na Amazônia Ocidental e no Acre em particular se formam muito rápido então é necessário o acompanhamento diário para não ser pego de surpresa”, conclui o Coronel George. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*