240119-cotidiano-rio-juruá

Rio Juruá está próximo de atingir a cota de transbordamento

Nível subiu 32 centímetros em menos de 24 horas

Na manhã desta quinta-feira (24) o rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, registrou o nível de 12,93 metros, a cota de transbordamento é de 13 metros.

Com a subida do rio, as famílias que moram às margens do Juruá, começam a temer o alagamento das residências, “é um momento de aflição aqui pra nós, porque eu não sei como nós vamos ficar, nós não temos pra onde ir, nós não temos condições,” disse a dona de casa Luzia, que mora há 18 anos no bairro Várzea.

Outro temor são os desbarrancamentos, “o barranco nessa situação, quebrando. O barranco quebrando ainda é pior que a água. Porque a água quando desce a gente fica livre, mas o barranco quando desce que vai levando tudo”, comentou Luzia.

De acordo com José Lima , da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, algumas famílias já saíram das áreas de risco e estão recebendo aluguel social. Quando o rio baixar, parte delas serão levadas para um local seguro, “estamos fazendo uma vistoria, já temos alguns terrenos para realocar essas famílias, assim que o rio baixar a gente leva pra esse local.”

Ainda ontem (23) o rio havia ultrapassado a cota de alerta que é 11,80 m, sendo necessário o desligamento do fornecimento de energia elétrica em alguns bairros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*