thumb rolezinho

Rolezinho em Rio Branco será pacífico, dizem organizadores

Encontro está marcado para o dia 26, no shopping da cidade

Por todo país não se fala em outra coisa: Os “rolezinhos”, encontros de jovens em shoppings e grandes centros marcados pelas redes sociais. Aqui em Rio Branco, mais de 250 pessoas já confirmaram presença no primeiro “rolezinho” do Acre. Os organizadores afirmam que a atividade é pacífica e tem objetivo de despertar o debate político entre os jovens.

Nas ruas, muita gente ainda desconhece o termo. Rolezinho é o movimento da vez entre adolescentes e jovens de todo país. Começou em São Paulo, mas já ganhou adeptos em outros Estados. O ajuntamento de jovens em shoppings, que combinam o encontro pelas redes sociais é alvo de discussão. Em muitas ocasiões o rolezinho culminou com quebra-quebra e roubos em lojas. A partir daí, muita gente questiona as razões para a atividade que, divide opiniões.

“O Estado e a sociedade civil, no caso os shoppings devem se organizar pra isso e permitir que os cidadão exerçam o que eles tem direito na sociedade”, opina o farmacêutico Luiz Marinho. O estudante Anderson José pensa diferente “Acho que é só pra bagunçar”, opina.

Em Rio Branco, um grupo de estudantes está se mobilizando pelas redes sociais, com objetivo de recrutar o maior número de pessoas que confirmem participação no rolezinho marcado para o dia 26 (próximo domingo) às 18 horas no shopping. Amanhã, o grupo irá promover um pré-rolezinho. A organizadora do evento explica que a concentração vai ser no ponto de ônibus do shopping, às 17 horas. A meta é reunir 300 pessoas. “Queremos nos conhecer pessoalmente, tirar fotos e sentar pra discutir sobre a política do nosso Estado”, disse Maria Eugênia.

A Associação brasileira de lojistas de shopping (Alshop) se pronunciou sobre os rolezinhos. Para a entidade, o governo federal e os municípios precisam criar espaços de lazer para o entretenimento dos jovens. Além disso, a associação informou que a entrada de um grande número de pessoas ao mesmo tempo não será permitida.

Os organizadores do rolezinho acreano sabem que podem enfrentar resistência, mas afirmam que a atividade será ordeira.

Deixe uma resposta