Saúde suspende intervalo entre vacina da covid-19 e influenza

Nova recomendação começa a valer nesta sexta-feira em Rio Branco

O Ministério da Saúde, após estudo, anunciou nesta quinta-feira (30) uma nova recomendação em uma nota técnica, o qual suspende o intervalo de 14 dias entre as vacinas da covid-19 e da influenza. A medida começará a valer nesta sexta-feira (1°).

Antes disso, após a primeira dose da covid-19, era recomendado que as pessoais voltassem depois desse período de 14 dias, e assim seria aplicada a contra influenza. Mas a partir de agora, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

“Estudos apontaram não ter problemas para saúde e não implicar em eventos adversos. Então foi deliberado poder fazer a aplicação dessas vacinas ao mesmo tempo. Aproveita a oportunidade, no mesmo dia aplica as duas vacinas”, afirmou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins.

Em Rio Branco, 40% do público alvo – dos seis meses em diante – se vacinou contra a influenza. Com essa mudança a expectativa é que esse número comece a aumentar. Segundo Socorro Martins, as pessoas que procurarem por essas vacinas estarão disponíveis nas unidades e já serão realizadas ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta