080317-cotidiano-diadamulher-saude-mutirao

Semsa realiza mutirão da saúde especial para mulheres

Exames poderão ser feitos até amanhã no CAD

A secretaria Municipal de Saúde realiza nestas quarta e quinta (8 e 9) mutirão de ações de saúde, em especial mamografias, como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com dados da secretaria, são mais de 800 novos casos de câncer por ano somente no Acre. Mais da metade na capital. Dentre os que afetam o universo feminino destaca-se o câncer de mama, com maior número de casos, o que motivou o mutirão.

A expectativa da organização era de atender 80 mulheres por dia, mas já nesta quarta a demanda se mostrou superior ao esperado. Às 4 horas da manhã de hoje trabalhadoras rurais chegavam ao Centro de Apoio ao Diagnóstico – CAD. “Estamos dando prioridade para as mulheres da zona rural e as que nunca realizaram a mamografia. Nosso objetivo é proporcionar um diagnóstico para que, em caso de positividade, as mulheres tenham oportunidade de realizar tratamento.” Disse o secretário, Oteniel Almeida.

A secretaria limitou a faixa etária dos exames para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, por ser a faixa etária mais afetada. Estudos mostram que 30% das mortes por câncer de mama acontecem com mulheres dessa idade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*