0509-cotidiano-sportage

Sportage lidera apesar de regime de importação

Sportage: potencial de venda, mesmo com legislação

O modelo Sportage, da Kia Motors lidera o mercado de importado no Brasil, apesar de a montadora ter sido prejudicada pelo regime Inovar Auto, que determina cotas de importação e reduz IPI para marcas estrangeiras que constroem fábricas no país.

Nos dois primeiros quadrimestres do ano, foram exatos 6.497 emplacamentos. Deixou para trás ícones como o BMW Série 3 (4.723 unidades) e o Ranger Evoque (3.922 emplacamentos) no mesmo período.

Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). De acordo com a associação, quem mais cresceu no país no período, no acumulado do ano em comparação a 2013, foi a chinesa Lifan, a montadora vendeu 2.878 em 2014. Ano passado foram apenas 899.

A Cherry cresceu 48,5% e a Maserati cresceu 36,4%, ficando em terceiro lugar. Analistas de mercado de automóveis avaliam que a Kia tem sido uma das montadoras mais prejudicadas com o regime de importação. O potencial de venda do Sportage só demonstra como a marca poderia ser mais agressiva no mercado brasileiro se a legislação permitisse.

Deixe uma resposta