thumb recadastramento

Recadastramento biométrico ainda é pequeno em Rio Branco

Apenas 37% do eleitorado da Capital procurou o TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do ACRE (TRE/AC) implantou diversas medidas para chamar os eleitores de Rio Branco, ao recadastramento biométrico. Com horário estendido, novos pontos de atendimento e até agendamento, a meta é alcançar a meta de atingir pelo menos 80% do eleitorado até o fim do ano.

O Tribunal Regional Eleitoral precisa cadastrar 230 mil eleitores da capital, fazendo a coleta das impressões digitais até março do ano que vem. O recadastramento biométrico como é chamado o serviço, só conseguiu atender pouco mais de 85 mil eleitores até o momento. Em percentual o número representa apenas 37% do eleitorado total.

Como a situação causa preocupação, a direção geral do TRE está ampliando a oferta do serviço de várias formas. Uma delas é o agendamento pelo site do tribunal. Acessando o www.tre-ac.jus.br, o eleitor pode escolher um horário de atendimento aos sábados, na central da biometria instalada próximo ao terminal urbano.

O TRE também está atendendo no Via Verde Shopping, de segunda a sábado, das 10 da manhã às 22 horas e no domingo, das 12 horas às 21 horas.

A partir de agora, outra mudança é quanto ao horário de atendimento nas centrais, que se estendeu até as 17 horas, sem intervalo para o almoço. Ações, que de acordo com o diretor geral do TER, Carlos Venícius Ribeiro, visam atender um número maior de eleitores por dia. “A gente precisa diluir, fazer esse atendimento mais racionalizado por que se todo mundo deixar para a última hora não vai ser possível. Então, a gente está adotando toas as medidas possíveis.

Pra passar pelo recadastramento é preciso levar: título de identidade, CPF e comprovante de endereço. O certificado de reservista é exigido para eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez.

Deixe uma resposta