220217-cotidiano-preem-medaprova

Ufac abre inscrições para pré-enem gratuito

Projeto é organizado por alunos do curso de Medicina

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Projeto de Extensão Med Aprova, abriu nesta terça feira (21), as inscrições para seleção de alunos interessados em ingressar no curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atividade tem como público alvo estudantes do terceiro ano do ensino médio oriundos da rede pública de ensino.

Nesta edição, serão ofertadas 82 vagas para uma única turma. As aulas, que iniciam dia 20 de março, serão realizadas no período de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30; e aos sábados, das 9h às 11h, no auditório do centro de convenções da Ufac, em Rio Branco.

Segundo os organizadores, o projeto tem como objetivo possibilitar o acesso à educação, aumentando as perspectivas de ingresso em uma universidade. “Esse é, sem dúvida, o maior projeto do curso de Medicina. Para a gente, é muito motivador poder encontrar ex-alunos na fila do restaurante universitário ou em qualquer outro lugar da Ufac e ouvir um agradecimento sincero. É inspirador poder fazer parte da mudança de vida de famílias inteiras”, diz Juan Pablo Lima, estudante do oitavo período do curso de Medicina e integrante da equipe de execução do Med Aprova.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, ressalta que o projeto Med Aprova vem sendo potencializado, nos últimos dois anos, pela Proex. “O Med Aprova integra as ações do programa ‘Conhecendo a Ufac’. Esse programa é uma tentativa de diminuir a distância entre as escolas de ensino público e a Ufac com projetos como o Pré-Enem da Ufac e Pré-Enem Med Aprova”, explica o pró-reitor. “O Med Aprova está dentro da visão dos alunos do curso de Medicina, que atuam como tutores ou bolsistas nesse programa”.

Moraes diz que este ano o projeto poderá acontecer também no interior do Acre, é o Med Aprova Interior. “Estamos fechando uma parceria com as prefeituras dos municípios que querem receber o projeto. A contrapartida das prefeituras é disponibilizar um espaço, geralmente uma escola, e um tutor local que ficará responsável por divulgar a ação e incentivar os alunos; bem como prover hospedagem e alimentação ao tutor que irá da capital”.

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas, os interessados podem se inscrever até o dia 15 de março, pela página do Med Aprova no Facebook (https://www.facebook.com/medaprovaufac). A inscrição é gratuita. As provas de seleção – 60 questões objetivas e uma subjetiva – estão marcadas para o dia 18 de março, no campus sede. As questões aplicadas abordarão interpretação de texto e lógica, além de conteúdos básicos das disciplinas de matemática, física, química, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia e língua portuguesa. As vagas serão preenchidas com os candidatos que tirarem as 82 maiores notas. O critério de desempate levará em consideração a única questão subjetiva aplicada na prova. A divulgação da primeira chamada será feita no dia 19 de março através da página do projeto na internet.

Matrículas
Para os estudante selecionados, a matricula ocorrerá no dia 20 de março, às 19h no anfiteatro Garibaldi Brasil. Para consolidar a matricula, é imprescindível a presença do aluno juntamente com o responsável. No dia da matricula, o aluno deverá estar munido de cópia do RG do aluno e do responsável, comprovante de matricula na escola pública que cursa ou cursou o terceiro ano do ensino médio e uma foto 3×4. Os candidatos selecionados que não comparecerem para se matricular perderão a vaga, automaticamente. Não preenchida as 82 vagas, novas chamadas serão realizadas seguindo a sequência de desempenho na prova de seleção.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*