110517-cotidiano-vacinacao-ascomprefeitura

Vacina será disponibilizada na próxima semana

Na Capital, público prioritário tem até sexta para se vacinar

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacina contra influenza para a toda população brasileira. O anuncio foi realizado no último fim de semana. A medida foi tomada em virtude do público prioritário não ter sido atingido até o momento.

A campanha chegou a ser ampliada até a próxima sexta-feira (9) para que as gestantes, mulheres com 45 dias após o parto, população carcerária, professores, trabalhadores em saúde, doentes crônicos, idosos, indígenas e crianças de seis meses a cinco anos de idade fossem se vacinar.

Só foi alcançado 76,7% desse público em todo o país. Diante disso, a partir dessa segunda-feira (5), alguns estados já vão adotar a orientação nacional. A capital acriana, no entanto, pretende continuar com a programação anterior.

Até o momento, Rio Branco atingiu 62% do público alvo. Por este motivo, a campanha vai até o dia 9 de junho e posteriormente será estendida à população em geral. Antes, será feito um estudo para saber de que forma ela será distribuída.

“Nós iremos manter a campanha até o dia para público prioritário, considerando que o anúncio do ministro foi no sábado e nós não estávamos preparados para isso. Só iremos disponibilizar para todos depois da campanha, em virtude de insumos, preparar as equipes e também para saber quantas doses estarão disponíveis”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida.

A vacina contra influenza previne contra três tipos de gripe. Em todo o estado 68,9% do público alvo foi imunizado. Até essa sexta-feira, as unidades básicas de saúde vão atender de forma normal.

“A vacina ajuda e previne para que as pessoas não possam ficar gripadas ou, em alguns casos, o não agravamento de uma gripe que as pessoas já possam ter. E a gente reforça com a população: o público prioritário deve procurar as unidades de saúde”, orientou Oteniel.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*