Thumb construção1

Vendas de materiais de construção caem 2,2%

Por outro lado, em um ano, alta foi de 9,3%, segundo Abramat

As vendas de materiais de construção tiveram queda de 2,2% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). No Acre, a variação foi entre 1,2% a 2%, segundo algumas lojas do ramo.
Por outro lado, a venda dos produtos na comparação com setembro de 2012, houve alta de 9,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, os números indicam alta de 3,8%.
De acordo com a associação, o setor teve crescimento de 4,3% de janeiro a setembro, comparado ao mesmo período do ano passado. Esse resultado é compatível com a previsão da Abramat para o fechamento do ano, que estima um crescimento de 4% em relação a 2012.
“O alcance dessa expectativa dependerá da manutenção dos estímulos do governo para o setor da construção civil, da manutenção dos atuais níveis de emprego, renda e crédito, e da aceleração do ritmo das obras de infraestrutura”, informa a nota da associação.
O estudo da Abramat mostra também que o emprego na indústria caiu 0,8% em setembro, em relação a agosto. Já em comparação a setembro do ano passado, a diminuição foi 2,1%.
No Acre, na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se queda de 0,72% no nível de emprego ou -592 postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O crescimento do emprego foi principalmente nos setores do Comércio (+203 postos) e dos Serviços (+106 postos).

Deixe uma resposta