220119-cotidiano-whats-fake-news

WhatsApp restringe envio “em massa” de uma mesma mensagem

Medida visa dificultar reenvio de informações falsas

A partir desta segunda-feira (21), só será permitido reenviar uma mensagem para cinco chats ao mesmo tempo pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, conforme confirmou à Reuters a vice-presidente de política e comunicações da instituição, Victoria Grand.

A atualização deve começar primeiro com os dispositivos Android, por existirem em maior número, e em seguida com os de sistema operacional iOS.

Mais de 1,5 bilhão de usuários utilizam o WhatsApp em todo o mundo. Isso gera uma quantidade de mensagens gigantesca, e por vezes, boatos e notícias falsas, como foi possível acompanhar durante toda a eleição presidencial em 2018 no Brasil.

A medida visa dificultar aos usuários o reenvio em massa de informação não confirmada, porém não garante que tal atitude irá frear por completo a divulgação de notícias falsas, principalmente porque os grupos do WhatsApp podem ser formados por até 256 usuários.

Essa atitude propõe dificultar e diminuir os danos causados pela divulgação desenfreada de informação, que por vezes toma proporções bem maiores, e não se sabe a veracidade.

Notícias falsas

As notícias falsas existem em diferentes formas. Completamente mentirosa, verdadeira mas fora de contexto, verdadeira porém antiga, ou uma parte verdadeira com outra parte falsa. Em todos esses casos tratamentos de notícia falsa.

É importante tomar alguns cuidados, tais como: verificar a data de publicação, se o veículo de publicação é confiável, se existe alguém que confirme a informação, se a informação não é desproporcional ou algo improvável de acontecer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*