Asacine promove XIII festival acreano de vídeos na filmoteca da biblioteca pública nesta quarta-feira

Durante o festival serão homenageadas personalidades acreanas que contribuíram de forma significativa para o audiovisual no Acre

Por: Edinho Levi

A Associação Acreana de Cinema (Asacine), promoverá nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro a partir das 19 horas, na Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual, o XIII Festival Acreano de Vídeos edição 2023. O projeto que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura através do Edital da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), cujo órgão gestor é a Prefeitura Municipal de Rio Branco e conta com o apoio do Instituto Federal do Acre (Ifac), Academia Acreana de Letras (AAL) e da Fundação Elias Mansour (FEM).

As atividades do Festival iniciaram desde o dia 05 de dezembro de 2022, data em que os organizadores do evento lançaram o Regulamento do Festival e Fichas de Inscrições que foram publicadas em todas as mídias sociais incluindo os sites locais. As inscrições encerraram-se no dia 02 de janeiro de 2023.

Durante o XIII Festival Acreano de Vídeos, a Asacine além de exibir 15 documentários rigorosamente selecionados, também oferecerá uma Mostra Anime que será realizada em uma escola municipal visando contemplar jovens que se interessam pela temática. Já a palestra sobre a História do Cinema Acreano e a Oficina de Animação serão ministradas na Filmoteca da Biblioteca Pública nos dias 27 e 26 às 18h30min.

Durante o festival serão homenageadas personalidades acreanas que contribuíram de forma significativa para o audiovisual no Acre. Segundo o Presidente da Asacine o historiador e artista plástico Enilson Amorim, este ano foram escritos 48 trabalhos no Festival, mas somente 15 destes foram selecionados para participarem das exibições.

A seleção contou com uma equipe de  avaliadores que utilizando os critérios do regulamento acabaram filtrando os 15 melhores vídeos inscritos neste ano. Para o também cineasta e historiador Adalberto Queiroz o principal objetivo do Festival é descobrir novos talentos no seguimento do audiovisual e não promover competições entre os fazedores de cinema.

“A principal finalidade é dar oportunidade aos novos cineastas que buscam espaços para mostrarem seus trabalhos neste seguimento que é tão vasto e ao mesmo tempo tão fechado para aqueles que almejam emplacar seus filmes em Festivais, e nós da Asacine temos esta finalidade de abrir este espaço” finalizou o cineasta Queiroz.

CONFIRA  A PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA DO XIII FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS-2023
DIA 25 – QUARTA-FEIRA
• O AMOR TRADUZIDO EM 4 PATAS – Lídia Xavier – 31 Min
• CONHECENDO UM POUCO DO NORDESTE – Guilherme Francisco – 31 Min
• PESADELO MACABRO – Acrícia Dimanche – 15 Min
• BENÉ DO CAVACO – José Macedo – 12 Min
DIA 27 – SEXTA-FEIRA
• LENDAS TRADICIONAIS COM ESTUDANTES HUNI KUIN – Oscar Xavier  – 16 Min
• TUDO PELA POESIA – Fátima Cordeiro – 21Min
• VIVA A NATUREZA – Adriana Pessoa – 15 Min
• PALÁCIO RIO BRANCO – Márcio Levi – 11 Min
DIA 28 – SÁBADO
• HÉLIO MELO – Maria Irene – 16 Min
• ARTISTA DE RUA – Sueni Almeida – 06 Min
• QUERIDA MAMÃE – Nonata Queiroz – 15 Min
• A PRESIDENTE – Kelen Maia – 12

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*