Crise Climática é tema da Semana Chico Mendes 2021 no Acre

Esse ano o evento vai ocorrer de forma presencial de 15 a 22 de dezembro

Em 2021, a Semana Chico Mendes vai ocorrer de forma presencial de 15 a 22 de dezembro, e as atividades trazem como debate central a temática “Crise Climática: Vozes das Florestas em Defesa dos Territórios”, com o intuito de reunir lideranças em Xapuri para, a partir das discussões e estratégias adotadas, elencar, alinhar e estruturar ações em defesa dos territórios, das vidas e do Planeta.

Promovida anualmente desde o assassinato de Chico Mendes, em 22 de dezembro de 1988, a Semana Chico Mendes é uma atividade idealizada e organizada pelo Comitê Chico Mendes, instituição composta por amigos e adeptos a causa dos Povos das Florestas.  

A Terra vive uma emergência climática, que se agrava com a pressão sobre a Amazônia. A destruição dessa região afeta diretamente as populações e o mundo, pois a natureza é vista como recurso e não como um direito. Desse modo, se faz urgente e necessário ouvir as diferentes demandas da região MAP (Madre de Dios, Acre e Pando) e os diferentes atores: juventudes, mulheres, idosos, homens, com suas diversas perspectivas, suas frentes de atuação e experiências.

O contexto de luta dos povos das florestas ensinou que a cosmovisão dos povos tradicionais foi e é essencial para garantir o equilíbrio sujeito e natureza, por isso, vamos nos reunir para reverberar essas vozes, esses saberes e com isso buscar alternativas para frear a destruição do planeta.

Um dos destaque da edição deste ano é a peça teatral Vozes da Floresta, espetáculo apresentado pela atriz e ativista das causas ambientais Lucélia Santos. A atriz traz em sua fala a história de três mulheres: Dona Valdiza, mulher forte que saiu do seringal para saber como abrir uma cooperativa, Dona Cecília, mãe de criação de Chico Mendes, que lutou junto nos empates e ela Lucélia Santos, amiga pessoal de Chico Mendes, ques trás consigo sua experiência e impressões sobre o combate ao desmatamento da Floresta Amazônica e possíveis soluções para o por vir.

Segundo Lucélia, a peça “surgiu exatamente da minha necessidade de primeiro, mostrar em público a fala de Chico Mendes que eu tenho guardado por 34 anos e eu achei que era muito egoísta da minha parte. Eu não tinha feito isso antes, eu não tinha título para tirar da gaveta esse material que é precioso, aí eu pensei, por que não transformar isso em teatro? E daí comecei a construir isso, já tem desde 4 anos que eu tô trabalhando na peça, até que eu consegui, que às vezes eu assumisse o compromisso de redigir pra mim a ideia a partir das falas de Chico e ela ficou com essa cara de monólogo, mas daí de repente aparece um marido de uma personagem, ela é contada através de três personagens femininas”.

“O Chico incomodava o latifúndio e incomodava porque o projeto dele era avançado demais, moderno demais, ele teve sucesso. As reservas extrativistas estão aí hoje, só na Amazônia são mais de 25 milhões de hectares e esse governo tá tentando destruir tudo. Então, a peça traz esse debate. Não pode permitir que isso aconteça. A importância da peça está no debate, na fala do Chico e na força da mulher, basicamente, todo o movimento vem pelas mulheres”.

O espetáculo é um exercício cênico com multimídia e trilha própria composta pelo maestro Leandro Braga. Lucélia atuará com um ator acreano Anderson Assef, recebendo acompanhamento técnico acreano. A peça acontece nos dias 18 e 19/12, em frente a casa de Chico Mendes, em Xapuri.

A programação se inicia nesta quarta-feira, 15, data do 77º aniversário de Chico Mendes.

  • 15/12 

9h Encontro Juventudes Amazônidas e Emergência Climática 

Local: auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Xapuri/Acre.

20h Abertura oficial da Semana Chico Mendes 2021 com a entrega do Prêmio Chico Mendes de Resistência

21h Show Zum Zum Zum da Amazônia

Local: Em frente ao Memorial Mártires da Floresta, Xapuri/Acre.

 

  • 16/12 

Encontro Amazônico Terra, Territórios e Emergência Climática 

(A partir das 8h, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião)

9h Mesa 1 – A aliança dos povos das florestas e a resistência em defesa da Amazônia (Participação: CNS, CMM, COIAB, CONTAG, ANA-Amazônia, Peru e Bolívia)

12h Intervalo para Almoço

14h Mesa 2 Amazônia – As ameaças aos territórios e Emergência Climática (Participação: CNS, CMM, COIAB, CONTAG, ANA-Amazônia, Peru e Bolívia)

16h Mesa 3 – Amazônia e Bem Viver da Floresta.  (apresentação das Vivências socioprodutiva amazônicas – IPÊ/Memorial Chico Mendes e da Vert)

19h Jantar

20h Atividade Cultural

Local: Memorial dos Mártires da Floresta – Xapuri/Acre.

 

  • 17/12

Segundo dia do Encontro Amazônico Terra, Territórios e Emergência Climática

(A partir das 8h, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião)

8h Mesa 4 – O Desafio da Crise Climática e o Protagonismo das Mulheres na Defesa dos seus Territórios por Justiça Social e Direitos.

Participação Especial dos representação dos territórios Amazônicos

12h Intervalo do Almoço

14h Mesa 5 – Entre Gerações: O Legado de Chico Mendes e o Futuro da Amazônia

16h Leitura da Carta o Grito da Amazônia

17h Caminhada e visita ao túmulo de Chico Mendes

19h Jantar

Local: Salão Paroquial da Igreja São Sebastião

20h Atividade Cultural: Exibição do filme “Marighella”

Local: Salão Paroquial da Igreja São Sebastião

 

  • 18/12

10h Ato de Resistência em Defesa da Amazônia

Praça do Centro de Brasiléia/Acre.

20h Peça teatral Vozes da Floresta com a atriz Lucélia Santos

Local: Em frente da casa de Chico Mendes – Xapuri/Acre. 

 

  • 19/12

8h Torneio de Futebol Chico Mendes

Local: Estádio de Futebol Álvaro Felício Abraão, Xapuri/Acre.

20h Peça teatral Vozes da Floresta com Lucélia Santos

Local: Em frente à casa de Chico Mendes – Xapuri-Acre.

 

  • 20/12

9h  Grafitaço Chico Mendes Vive, Xapuri/ Acre

Com a participação dos artistas Mundano, Quinho Fonseca, TRZ Crew, Tino Txai e Ronaldo Fat.

19h Legado de Luz, Xapuri/Acre

 

  • 21/12

9h Encontro de Lideranças da Reserva Chico Mendes 

Local: Comunidade Rio Branco, Reserva Extrativista Chico Mendes

 

  • 22/12

08h Encontro de Lideranças do PAE Cachoeira e Equador

10h Ato Ecumênico e encerramento da Semana Chico Mendes 2021

Local: Colocação Fazendinha no PAE Cachoeira, Xapuri/Acre.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*