171216-esporte-xadrez-tvgazeta

Aberto do Brasil é realizado em Rio Branco

Atletas de várias partes do Brasil e até de Portugal

De sexta a domingo foi promovido em Rio Branco o Aberto do Brasil de Xadrez. Participaram 15 competidores, entre eles dois grandes mestres. Os primeiros cinco colocados dividiram a premiação de R$ 5 mil em dinheiro e ganharam troféu e medalha. Os dois primeiros colocados garantiram vaga na semifinal do Brasileiro de 2017.

Total silêncio para não atrapalhar a concentração. Diferente de outras competições onde o barulho da torcida é que impulsiona o atleta, no Xadrez, o silêncio é bem vindo. Quem joga conta com a memória, a paciência e a experiência. O aberto do Brasil de Xadrez, realizado pela primeira vez no Acre, iniciou na sexta-feira (16) e terminou no domingo (18).

O campeonato foi promovido pela Federação de Xadrez do Acre e a Confederação Brasileira de Xadrez e contou com participação de 15 competidores, entre eles, personagens ilustres na modalidade.

“Nessa competição nós temos o grande mestre brasileiro e outro grande mestre cubano, inclusive ele joga pela Federação de Portugal. Nós temos hoje participando, além do Acre, Rondônia, Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina, também o grande mestre de Portugal”, enfatizou o presidente Federação Acreana de Xadrez, Luiz Carlos Oliveira.

O enxadrista Marcos Carneiro, campeão acriano modalidade blitz, uma categoria de jogo rápido e campeão da Copa Rondônia de xadrez clássico, participou do Aberto. O jovem, que também é empresário, afirma que o jogo é muito mais do que competir, também ajuda nas decisões importantes do dia a dia. “O xadrez ajuda a pensar, tomar a decisão correta antes de qualquer atitude”, afirma.

Tempo também é um dos diferenciais no xadrez. O campeonato aconteceu em 6 rodadas, sendo duas por dia. Cada uma com duração de 2 horas para cada enxadrista, ou seja, a duração das rodadas foi de até 4 horas.

De acordo com Luiz Carlos Oliveira, é preciso quebrar conceitos errados de que xadrez não é pra todo mundo e, por isso, ele incentiva a população a participar das atividades da Federação.

“Nós, nessa parceria, oferecemos aula de Xadrez aqui no Instituto de Matemática. Só no segundo semestre oferecemos 10 turmas de xadrez. As pessoas podem procurar o Instituto de Matemática na rua Rui Barbosa, prédio do antigo Mira Shopping, a partir de 2017”, convida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*