Brasileirão 2021: última rodada define terceiro rebaixamento do Grêmio

Além da equipe gaúcha, o Bahia também foi rebaixado na noite desta quinta-feira

O Campeonato Brasileiro de 2021 teve seu capítulo final na noite desta quinta-feira (9). Todas as partidas da rodada aconteceram de forma simultânea e definiram as equipes que vão participar da Libertadores e da Sul-Americana do próximo ano. Grêmio e Bahia completaram o grupo das quatro equipes que irão fazer parte da segunda divisão da próxima temporada, se juntando a Sport e Chapecoense. Acompanhe os detalhes de cada partida:

Na partida mais dramática da noite o Grêmio venceu o Atlético-MG por 4 a 3, mas mesmo assim não conseguiu evitar o rebaixamento do Imortal para a segunda divisão, pela terceira vez na história do clube. Envolto em polêmicas durante toda a semana o Tricolor Gaúcho entrou em campo bastante pressionado, pois além da conquista dos três pontos ainda tinha que torcer por tropeços de Bahia e Juventude, no entanto apenas o Tricolor baiano perdeu seu jogo, enquanto o Papo empatou. O Galo, campeão brasileiro, entrou com uma equipe alternativa para dar ritmo a jogadores que foram titulares na temporada.

No Maracanã o Fluminense, que buscava uma vaga na libertadores, bateu a já rebaixada Chapecoense, por 3 a 0. Diante de mais de 48mil torcedores o tricolor das Laranjeiras garantia vaga na fase preliminar da competição mais importante das Américas. A Chape que entrou em campo já na segunda divisão, vai tentar se recuperar no ano de 2022. Na Arena Pernambuco o Sport se despediu da primeira divisão de 2021 com um empate por 1 a 1 diante do Athletico-PR. O Furacão foi o 14º do campeonato, ,mas por ter vencido a Sul-Americana irá disputar a Libertadores em 2022.

Com um time repleto de reservas o Palmeiras venceu o Ceará por 1 a 0. O Palestra termina a competição nacional na 3ª posição, enquanto o Ceará, que ainda brigava por uma vaga na Libertadores, terminou na 11ª posição garantindo vaga na Sul-americana. Em Mato Grosso o Cuiabá recebeu o Santos e o duelo terminou empatado em 1 a 1. Com o resultado as duas equipes garantiram vaga na Sul-Americana de 2022.

No Independência em Minas Gerais, o América-MG derrotou o são Paulo por 2 a 0. O Coelho garantiu pela primeira vez em seus 109 anos de história a participação na Libertadores, terminando a competição em 8º lugar. Por sua vez o Tricolor do Morumbi finaliza o nacional na 13ª colocação com 48 pontos. No duelo entre os nordestinos Fortaleza e Bahia, o Leão do Pici venceu de virada o Tricolor da Boa Terra por 2 a 1.  A equipe cearense termina o Brasileirão em uma histórica 4ª colocação. Já o Esquadrão de Aço caiu para a segunda divisão mais uma vez.

Jogando em casa o RB Bragantino derrotou o Internacional por 1 a 0 e garantiu vaga direto na fase de grupos da Libertadores. O Massa Bruta foi o 6º colocado, enquanto o Colorado, com uma campanha bastante irregular ficou com a 12ª colocação. No Alfredo Jaconi o Juventude derrotou o Corinthians por 1 a 0. A vitória garantiu ao Papo a permanência na primeira divisão. Mesmo com a derrota o Timão, que fez uma campanha surpreendente, terminou a competição nacional na 5ª posição.

O Atlético-GO derrotou o Flamengo por 2 a 0. O Dragão não encontrou muita dificuldade para vencer o Rubro-Negro, que entrou em campo com o time montado com garotos da base. A equipe goiana terminou na 9ª posição na tabela do campeonato, já os cariocas foram os vice-campeões do Brasileirão de 2021.

Desta forma as equipes que vão representar o Brasil na Libertadores de 2022 são as seguintes: Athletico-PR, Atlético-MG, Palmeiras, Fortaleza, Flamengo, Corinthians, Fluminense, Red Bull Bragantino e América-MG. Classificados para a Sul-Americana da próxima temporada estão: Atlético-GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá. Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense foram rebaixados para a segunda divisão, enquanto Botafogo, Coritiba, Goiás e Avaí subiram para a primeira divisão de 2022.

Deixe uma resposta