Copinha 2022: Andirá perde para o Atlético-MG e goleiro Tomate contagia as redes sociais

Jovem goleiro se emociona ao ser substituído e comove a internet

Foto: Fernando Vieira Sá

Era para ter sido apenas mais uma partida da primeira fase da Copa de Futebol Júnior, edição 2022. Na cidade de Lins, interior paulista, o poderoso Sub-20 do Atlético-MG enfrentou, nesta quinta-feira (5), o Andirá, modesta equipe do futebol acreano.

O Galinho vinha de uma boa vitória, de 3 a 1, sobre o Desportivo Aliança-AL. Por sua vez o Morcego havia sido goleado por 5 a 0, na estreia pelo Linense-SP. Em situações opostas as equipes entraram em campo com o objetivo de apresentarem um bom futebol.

Atingido por um surto de covid-19 a equipe mineira entrou em campo com 12 desfalques, 8 atletas com testes positivos para a doença e mais 4 mantidos em isolamento por precaução. Mesmo assim, o número reduzido de atletas não foi impedimento para que o Sub-20 do atual campeão brasileiro tivesse o domínio da partida e encurralasse o time acreano em suas linhas defensivas.

A equipe comandada por Kinho Brito também entrou em campo repleta de modificações, porém a principal delas foi a presença de Eduardo Silva, o Tomate, de apenas 18 anos. O jovem goleiro foi um dos atletas que foi relacionado para iniciar a partida. Motivado pela oportunidade e bastante acionado pela força do time adversário, Tomate realizou diversas defesas difíceis e impediu que o Atlético-MG abrisse o marcador. Foi destaque na partida e eleito o melhor jogador do confronto.

Foto: Fernando Vieira Sá

De acordo com explicação da comissão técnica, o que teria sido combinado é que Tomate seria substituído no intervalo, para que Carlos, o terceiro goleiro, também tivesse a visibilidade, no entanto o bom desempenho de Eduardo fez com que ele voltasse para o segundo tempo. Aos 19 minutos da etapa complementar, a arbitragem marcou pênalti contra o Andirá. Quando Tomate estava posicionado para tentar defender a cobrança, a plaquinha subiu indicando a substituição. Carlos entrou, mas não conseguiu evitar a vitória e consequente classificação dos  mineiros.

Emocionado, Tomate se dirigiu ao banco de reservas, e em meio às lágrimas foi consolado por seus companheiros. A situação viralizou nas redes sociais e fez com que o jovem goleiro recebesse apoio de milhares de pessoas. A quantidade de seguidores no Instagram do atleta subiu de 800 para mais de 360 mil, número que ainda continua subindo. Dentre as milhares de mensagens o atleta recebeu o apoio de Richarlison, atacante do Everton e da Seleção Brasileira e do goleiro Weverton, que também é acreano.

O bom desempenho de Tomate e também a grande comoção pelo ocorrido, fez com que o Atlético o convidasse para uma temporada de testes junto ao Sub-20 da equipe.

“O #Galo convidou o goleiro Tomate, do Andirá-AC, para um período de testes na Cidade do Galo, após a volta das férias do time sub-20, em março. O choro do atleta ao ser substituído no momento em que o Atlético teve um pênalti a seu favor causou forte comoção nas redes sociais.”

Impressionado com a repercussão e também com o grande número de mensagens que recebeu, o jogador postou um agradecimento em sua rede social.

– Depois vou tirar um tempo para agradecer cada um de vocês. É muita mensagem. Eu não era muito acostumado com isso. Mas daqui pra a frente Deus vai abençoar e vou tirar um tempo para responder. Estamos juntos! – disse Tomate, através da rede social.

Foto: Twitter

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*