thumb futebolpm

“Futebol me ensina a viver” da PM movimenta garotada

Projeto previne violência em nove bairros do Segundo Distrito

Policiais militares do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM) desenvolvem o Projeto Social “Futebol me ensina a viver” em nove bairros do Segundo Distrito de Rio Branco. O Projeto tem como finalidade dar orientações pedagógicas que abordam temas transversais como prevenção às drogas, cidadania e ética pela prática do futebol.

O coordenador do projeto, sargento George Marques, explica que no policiamento comunitário nos bairros os moradores expõem diversos temas do seu cotidiano. Drogas é o assunto mais discutido. Segundo o sargento, as crianças, quando saem das escolas, ficam pelas ruas e isso aumenta a possibilidade de entrarem para o mundo do crime.

“Implantamos o projeto com o objetivo de aproximar as crianças da Polícia Militar, bem como fazer palestras de prevenção às drogas. Estamos trabalhando em nove bairros do Segundo Distrito e o critério que a gente adotou foi de que a criança esteja na escola e que não esteja participando de nenhum outro projeto social do governo”, afirma Marques.

No último final de semana foi realizada a primeira etapa do torneio do projeto, que tem uma previsão de término no final do mês de novembro na Arena da Floresta. Nesta etapa, estiveram na disputa dois times do bairro Taquari e dois da Comunidade Santa Cecília. As equipes eram formadas por adolescentes de 12 a 14 e de 14 a 17 anos. A equipe do Taquari (12 a 14 anos) levou a melhor na disputa com o time da comunidade Santa Cecília. Já time de 14 a 17 anos do Santa Cecília (14 a 17 anos) ganhou do Taquari.

Para João Pereira do Nascimento, presidente da Associação de Moradores do Santa Cecília, o projeto desenvolvido pela PM é de fundamental importância para a região. “Aqui as crianças e jovens aprendem outras coisas e os pais e as diretoras de escolas agradecem. Só temos a agradecer à PM por essa iniciativa”, afirma.

Deixe uma resposta