Galo campeão! Atlético-MG vence o Bahia e conquista o Brasileirão

Cinquenta anos depois, sob o comando de Hulk, a equipe mineira comemora o bicampeonato

O Atlético-MG derrotou na noite desta quinta-feira, de virada, o Bahia por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Faltando ainda duas rodadas para o fim do campeonato a torcida atleticana soltou o grito de campeão com gols de Hulk e Keno, que marcou duas vezes no confronto. O Galo chega ao segundo título da Brasileirão 50 anos depois da única conquista até então em 1971.

Apesar de jogar fora de casa a equipe de Cuca tomou a iniciativa do jogo, levando perigo à meta adversária principalmente nas investidas ao ataque de Keno e Nacho Fernández. O Tricolor da Boa terra foi bastante cauteloso e pouco arriscou, preferindo fazer um jogo defensivo e explorar os contra ataques, porém sem muita efetividade.

As emoções estavam reservadas para a segunda etapa do duelo. A equipe baiana voltou do intervalo com mais disposição e conseguiu abrir dois gols de vantagem, com Luiz Otávio, aos 16 minutos e Matheus Bahia aos 20. Com o placar adverso o Alvinegro mineiro acordou, diminuindo a vantagem dos anfitriões aos 26 com Hulk, batendo pênalti sofrido por Eduardo Sasha e chegando ao empate no minuto seguinte com o meia Keno, que também foi o responsável, aos 32, pelo gol da virada e do título mineiro. O Tricolor ainda tentou uma reação nos minutos finais, porém não foi suficiente para estragar a festa atleticana.

Lateral direito Guga, chora após confirmação do bicampeonato do Galo. Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Com a vitória o Galo alcançou 81 pontos em 36 partidas disputadas pela competição nacional, e não pode mais ser alcançado no topo da tabela, pois o adversário mais próximo, o Flamengo, está com 70 pontos e tem apenas mais três partidas pela frente, chegando no máximo a 79, pontuação insuficiente para ultrapassar a equipe mineira.

O campeão brasileiro de 2021, que lidera a disputa pela taça desde a 15ª rodada, após uma sequência de 9 vitórias consecutivas,  chega ao título com a defesa menos vazada da competição, 27 gols sofridos, tem ainda o atacante Hulk como artilheiro do torneio com 18 gols marcados, teve a melhor campanha do primeiro turno, com 42 pontos e é o time de melhor desempenho no segundo turno com 39 pontos até o momento.

Nestes cinquenta anos foram cinco vice-campeonatos, três no antigo formato da competição em que havia a disputa de finais, 1977 (perdeu para o são Paulo nos pênaltis), 1980 (foi superado pelo Flamengo) e 1999 (o Corinthians ficou com a taça após um empate na terceira partida da disputa), e duas na era dos pontos corridos, 2012 (terminou 5 pontos atrás do Fluminense) e 2015 (foi segundo lugar do Corinthians com 12 pontos de diferença).

As equipes voltam a campo no próximo domingo (5), às 14h (horário do Acre), pela 37ª rodada do Brasileirão. No Mineirão, o Atlético-MG vai enfrentar o RB Bragantino, a torcida promete lotar o estádio para comemorar o título com os jogadores. Já o Bahia, fugindo do fantasma do rebaixamento, encara o Fluminense, que busca uma vaga na Libertadores de 2022. A partida será disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Fonte: Tweeter oficial do Atlético-MG

Deixe uma resposta