Além da eliminação, Renato Gaúcho também deixa o time
O Grêmio enfrentou o Independiente del Valle-QUE, na noite desta quarta-feira (14), na Arena do Grêmio, em partida válida pela ‘pré-Libertadores’. O tricolor gaúcho havia sido derrotado no jogo de ida ao Paraguai de virada e também por 2 a 1.
O enredo do jogo foi muito semelhante ao do primeiro jogo, muito embora desta vez o time do sul estivesse atuando dentro de casa.
Aos 21 minutos, o tricampeão da Libertadores saiu na frente com Jean Pyerre, que aproveitou um passe errado da defesa do adversário e bateu firme para abrir o marcador. O tricolor criou mais duas chances claras para ampliar a vantagem, mas não conseguiu marcar.
O empate do Independiente saiu dos pés de Christian Ortíz, o nome da partida, aos 47 minutos de jogo o meia cobrou falta com perfeição e deixou tudo igual, 1 a 1. O segundo tempo começou com o Del Valle jogando melhor, mas o Grêmio continuava criando boas oportunidades, porém não conseguindo converter nenhuma delas. Aos 17 minutos da etapa complementar Maicon fez falta em Faravelli e foi expulso após levar o segundo cartão amarelo.
Com um jogador a mais, os equatorianos foram pra cima e desempataram a partida, novamente com Christian Ortíz, que desta vez após um lançamento matou a bola no peito e bateu sem chances para Brenno. Tomado pelo nervosismo a equipe gaúcha não conseguiu sair do nó tático efetuado pelo treinador português Renato Paiva. Final de jogo Independiente del Valle 2 x 1 Grêmio.
Desta forma os equatorianos avançam para a fase de grupos da Libertadores e vão se juntar a Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG e Universitario-PER no grupo A da competição.
Com a derrota o Grêmio está eliminado da Libertadores e irá disputar a fase de grupos da Sul Americana na chave H, ao lado de Aragua-VEN, La Equidad-COL e Lanús-ARG.
A eliminação também acarretou o desligamento de Renato Portaluppi. Em reunião na manhã desta quinta-feira (15) a diretoria gremista aceitou o pedido de demissão do treinador. O fator preponderante para isso acontecer foi a derrota para o Del Valle e a consequente eliminação da Libertadores da América. O ídolo segue isolado se recuperando de um quadro de Covid-19.
Renato Gaúcho estava no comando do Grêmio desde 2016, foram quatro anos e meio que fizeram de Renato o técnico que por mais tempo esteve à frente de uma grande equipe do futebol brasileiro. Além de uma estátua, que o eterno camisa 7 tricolor ganhou na Arena do Grêmio, o treinador também conquistou a Copa do Brasil (2016), a Libertadores (2017), a Recopa Sul-Americana (2018), três estaduais (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019).