Verdão leva virada e amarga o segundo vice seguido
O Palmeiras entrou em campo na noite desta quarta-feira (14), em Brasília, no mesmo Mané Garrincha em que foi segundo lugar no domingo (11), pela Super Copa do Brasil. O adversário da final da Recopa Sul-Americana foi a equipe do Defensa y Justicia – ARG e o Verdão jogava por um empate para se tornar campeão, já que havia vencido em Buenos Aires por 2 a 1. A partida foi decidida nos pênaltis, e o Defensa levou a melhor vencendo por 4 a 3.
A partida foi digna da rivalidade entre brasileiros e argentinos, em que não faltaram lances polêmicos, intervenção do VAR, expulsões e muita confusão dentro e fora do campo. O primeiro tempo da partida foi movimentado e com muitas oportunidades de gol para ambos os lados.
Aos 20 minutos, o atacante Rony foi derrubado por Meza, e após a revisão do VAR a arbitragem marcou a penalidade. Raphael Veiga bateu firme fazendo o primeiro gol da noite. O Alviverde ainda buscou ampliar o placar, a melhor chance aconteceu aos 27 minutos com Wesley, que demorou para chutar e ficou sem a bola.
Aos 30 minutos, Pizzini tocou para Braian Romero que chutou firme para o gol deixando tudo igual, 1 a 1. Empolgados com o gol de empate, os argentinos ainda tiveram a oportunidade de virar o jogo, Romero e Benítez tiveram ótimas chances, mas a estrela de Weverton brilhou mais uma vez impedindo o gol do Defensa.
No segundo tempo a equipe argentina voltou mais ligada e aplicou pressão em busca de um resultado favorável. Aos 23 minutos, a situação do Palmeiras se complicou com a expulsão de Vinã, que após receber falta de Frías devolveu a agressão chutando as costas do adversário. O árbitro da partida verificou o lance no VAR e deu vermelho direto para o jogador do Palestra.
Abel Ferreira fez duas substituições para tentar recompor o sistema defensivo, entraram Felipe Melo e Alan Empereur, além de Gabriel Menino que substituiu Raphael Veiga para dar sangue novo ao time. Já Sebastián Beccacece, técnico do Defensa, assumiu o risco e mandou a campo todos os atacantes que tinha à disposição, partindo para pressão total no final do jogo.
A estratégia do comandante argentino surtiu mais efeito e nos acréscimos da etapa complementar, mais precisamente aos 47 minutos do tempo final, Empereur perdeu a bola ao tentar sair jogando e Benítez encheu o pé de fora da área, marcando o segundo gol do time de Buenos Aires, devolvendo assim o placar do primeiro jogo, 2 a 1, levando a partida para a prorrogação.
Logo aos 3 minutos, do tempo extra, o Palmeiras teve a chance empatar a partida, resultado que daria o título ao alviverde. O goleiro Unsain derrubou Rony dentro da área e o juiz marcou pênalti para o Verdão, após verificação no VAR.
A decisão da arbitragem gerou uma grande confusão entre os reservas das duas equipes. Sobrou para Romero, do Defensa, que foi expulso por reclamação. O capitão Gustavo Gómez foi para a cobrança, mas bateu fraco e em cima do goleiro argentino que rebateu, mas a defesa afastou o perigo.
Abel Ferreira ainda teve tempo para por em campo o atacante Luiz Adriano, que recentemente se recuperou de Covid-19, no lugar do lateral Marcos Rocha. O resultado do jogo se manteve inalterado até o apito final, com as duas equipes completamente exaustas, com isso só restou a disputa de penalidades.
A equipe argentina converteu todas as cobranças que teve, já do lado verde Luiz Adriano e Weverton não conseguiram marcar. Com o resultado o Defensa y Justicia se tornou campeão da Recopa Sul Americana 2021.
Sem tempo para se lamentar dos tropeços seguidos, o Palmeiras entra em campo na sexta-feira (17). A equipe terá pela frente o São Paulo pelo Campeonato Paulista, o jogo será no Allianz Parque.