7º BEC entregará kits no Dia da Bandeira

Em alusão ao Dia da Bandeira, comemorado na data de 19 de novembro, o 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), em solenidade marcada para a próxima terça-feira, 19, entregará a representantes de escolas municipais de Rio Branco kits da bandeira nacional.

De acordo com o tenente-coronel José Luís Araújo dos Santos, comandante do 7º BEC, a solenidade acontecerá a partir do meio dia, no quartel do Batalhão Barão do Rio Branco, na Avenida Nações Unidas.

Entenda a data

De acordo com o professor mestre Leandro Carvalho, em artigo publicado no site brasilescola, a comemoração do Dia da Bandeira do Brasil, em 19 de novembro, passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

“A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional”, explica o mestre em seu artigo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*