Acre sedia 3º Encontro do Parlamento

Na manhã desta sexta-feira (06) foi realizado na Assembléia Legislativa do Acre, o 3º Encontro do Parlamento Amazônico, que reúne deputados de 9 Estados da região. Todos os representantes confirmaram presença, mas alguns não conseguiram alcançar a reunião, por falta de vôo. Inclusive a precariedade do transporte aéreo na amazônia deve ser tema do próximo encontro dos parlamentares.

Mas hoje, o assunto principal do encontro foi a consolidação das áreas de livre comércio na cidades de fronteira. Para o Deputado Luiz Tchê, presidente do Parlamento Amazônico, esse tema deve sair do papel. “Se conseguirmos que saia do papel será um benefício muito grande à população por que gera emprego e renda”, explica.

O problema não é só daqui. Os deputados de Rondônia e do Amazonas também reclamam da mesma dificuldade. No Amazonas, a desigualdade entre as cidades fronteiriças indicam que o setor comercial está fadado a perecer por que não há como competir com os incentivos do país vizinho, a Colômbia. “Eu não posso concordar que uma moto produzida na Zona Franca de Manaus seja vendida em Letícia, cidade Colombiana com incentivos e o brasileiro compre a moto em Tabatinga/AM, com preço mais alto. Automaticamente, o brasileiro compra em Letícia, emplaca lá e o Brasil não ganha nada com isso”, disse o Deputado Estadual, Adjuto Afonso (PP/AM)

A Suframa e a Receita Federal foram convidadas a participar do Encontro, discutindo os problema burocráticos dos órgãos. O resultado da reunião será apresentado em uma carta do Acre, destinada aos deputados federais e senadores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*