Aftosa: 50% do rebanho acreano já vacinado

A meta da primeira etapa da campanha contra a aftosa é vacinar no Acre, 1 milhão e 600 mil cabeças de gado até o dia 31 de maio. O Idaf estima que 50% desse total, já tenha sido imunizado contra a doença. Os produtores também devem ficar atentos com o prazo para declarar a vacina, que termina no dia 15 de junho.

A 29ª edição da campanha contra a Aftosa no Acre iniciou no dia 1º de maio, com objetivo de vacinar 1 milhão e 800 mil cabeças de gado, com idade até 24 meses, ou todos os animais que ficam na região de fronteira com o Acre. Segundo o diretor presidente do Idaf, Jefferson Cogo, estima-se que metade da meta tenha sido alcançada até agora. Os resultados só não são melhores, por que os produtores estão tendo dificuldade de vacinar em virtude das chuvas. “Eu tenho certeza que com o apoio da classe produtora vamos chegar até os 98% que foi o índice de maio do ano passado”, disse.

Para 2015, a meta do Idaf é que os animais de produtores da região de fronteira também sejam vacinados dentro da faixa etária de até 24 meses. Com isso, o setor pecuarista poderá economizar até R$ 1,5 milhão. “Com o inquérito sorológico, vamos ver a efetividade da cobertura vacinal e se tivermos um bom índice, podemos ter esse pleito atendido”, explicou.

A primeira fase da campanha contra a aftosa termina no dia 31 de maio. Os produtores precisam declarar a vacinação até o dia 15 de junho, em qualquer um dos escritórios do Idaf.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*