Hoje começa preparo da operação volta pra casa

“Com o nível do rio abaixo da cota de alerta, a prefeitura de Rio Branco inicia nesta quarta-feira (12), o preparo para a “Operação volta pra casa”. As famílias afetadas vão receber kit’s de limpeza e até quinta-feira será feita a mudança de todos os abrigados no parque de exposições”

O rio Acre está medindo 13,26 centímetros, baixou quase 0,25 centímetros da cota de alerta. Segundo as previsões meteorológicas, há uma margem segura de que as chuvas darão trégua nos próximos dias e diante desse novo aspecto, a prefeitura de Rio Branco inicia nesta quarta-feira, a “Operação volta pra casa”.

As 171 famílias abrigadas no parque de exposições retornam aos 7 bairros que foram atingidos pela cheia do rio. De acordo com o prefeito Marcus Alexandre, todas as condições para esse retorno serão garantidas, desde a mudança de todos os pertences, a partir do parque, a distribuição de kit’s de limpeza e a vistoria dos imóveis afetados. “Vamos fazer um monitoramento para verificar as condições dos imóveis de como ficaram depois da alagação. Não tendo condição vamos buscar alguma alternativa, desde aluguel social até depois a política de habitação que temos na parceria com o Estado”, informou.

A prefeitura ainda está no aguardo da resposta do governo federal sobre o Decreto de situação de emergência. Cerca de R$ 5 milhões foram solicitados para custear despesas com o período de alagação. “Hoje pela manhã foi entregue a documentação final a pedido do Ministério da integração e esperamos que nos próximos dias seja reconhecida a situação de emergência”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, o parque vai continuar com a estrutura de abrigo, por que historicamente o período de chuvas se estende até o final de março.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*