Brasil tem handebol de 1º mundo

O dia 22 de dezembro de 2013 ficará para sempre marcado na história do handebol brasileiro. Foi neste domingo que a seleção brasileira feminina escreveu de uma vez por todas seu nome como uma das grandes potências da modalidade, conquistando pela primeira vez o Campeonato Mundial. O ginásio lotado em Belgrado e a pressão de disputar a primeira final de sua história não assustou o time de Morten Soubak, que derrotou as donas da casa sérvias por 22 a 20 e faturou o título da competição.

A campanha foi perfeita, com nove vitórias em nove partidas disputadas. Mesmo quando enfrentou equipes de muito mais tradição no esporte, como as próprias sérvias, as dinamarquesas – ambas derrotadas duas vezes –, ou as húngaras, as jogadoras brasileiras passaram por cima, com a propriedade de uma seleção que se consagrou ontem como a melhor do mundo.

O título coroou um projeto que foi iniciado nos últimos anos, com oito jogadoras da seleção, mais o técnico Morten Soubak, atuando juntas na equipe Hypo Nö, da Áustria. Depois de um quinto lugar no Mundial de São Paulo, em 2011, e da sexta posição nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano seguinte, o lugar mais alto do pódio finalmente veio neste domingo.

A felicidade foi completa porque também a brasileira Duda foi anunciada como a melhor do torneio. A goleira Babi também foi considerada a melhor de sua posição e entrou na seleção do torneio. Na final, no entanto, foi a melhor jogadora do mundo em 2012, Alexandra Nascimento, que decidiu ao marcar seis gols

Na galeria dos maiores

Em esportes coletivos, o Brasil já reinou no futebol, com cinco títulos (1958/62/70/94/2002). No basquete, os homens foram bicampeões em 1959 e 1963, e as mulheres venceram em 1994.Já o vôlei masculino triunfou no Mundial três vezes (2002, 2006 e 2010). Isso sem contar os esportes disputados em duplas, como vôlei de praia, e os que não são olímpicos, como o futsal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*