thumb CameliNovaEsperança

Cameli é recebido na aldeia Nova Esperança

Após percorrer três horas de barco durante a subida do rio Gregório, localizado no município de Tarauacá, o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) visitou a aldeia Nova Esperança, na área indígena dos Yawanawás, nesta segunda-feira (10).

Pela primeira vez na aldeia, Gladson e sua equipe foram recepcionados pelo cacique Biraci Brasil, o filho, Biraci Jr. Yawanawá e por vários integrantes da tribo, atualmente composta por 400 índios. Após fazerem as honras, os indígenas apresentaram o parlamentar ao Pajé de 103 anos, Yawarani Yawanawá, que falou com orgulho sobre seus ancestrais e a cultura de seu povo.

Gladson Cameli destacou sua admiração por tamanha sabedoria e energia após ouvir atentamente os relatos do Pajé, traduzidos pelo Cacique. Para ele, apreciar a cultura e absorver os ensinamentos e espiritualidade de um povo contemporâneo, que preserva consigo seus valores e costumes, é uma grande oportunidade de crescimento.

“Estes são ensinamentos capazes de nos fazer refletir, abrindo nossa mente e nosso coração. Agradeço a todos da aldeia Nova Esperança, em nome do cacique Biraci Brasil e do Pajé Yawarani Yawanawá, pela recepção e pelas honras. As dificuldades encontradas no acesso foram compensadas pelas mensagens emitidas, me proporcionando uma sensação de paz. Visitei a aldeia como um simples cidadão, e confesso que esta foi uma experiência gratificante, capaz de agregar o conhecimento de uma cultura tão rica”, disse Cameli.

Para o cacique Biraci Brasil, a visita do deputado foi um marco importante, pois geralmente políticos só visitam a aldeia no período do Festival Yawá, ou durante o período eleitoral.

“Esta visita do deputado representa novos tempos e a esperança de novas oportunidades da comunidade com a política. A juventude é de fundamental importância para qualquer organização, e um político como Gladson estimula outros jovens a ter um olhar diferenciado para as mais diversas situações, mas é necessário que plantemos as sementes, e as sementes estão nos jovens”, disse o cacique, satisfeito com a visita.

A aldeia Nova Esperança é conhecida mundialmente pelo Festival Yawá, que recebe personalidades de várias partes do mundo. O evento é realizado no mês de outubro, e em 2014 completará sua 14 edição. Na comunidade não é permitido uso de televisão ou rádio, e as crianças crescem ouvindo as próprias cantorias. Há algum tempo a aldeia dispõe do sinal de internet sem fio, para a conexão com o mundo. Os Yawanawás possuem 20 membros de sua tribo cursando ensino superior fora do país, tornando-os o grupo com maior número de universitários entre as comunidades indígenas.

Deixe uma resposta