Casos de dengue caem 80% em Rio Branco

No primeiro bimestre do no, os casos de dengue em Rio Branco reduziram 80%. Apesar da boa notícia, quatro municípios do Estado ainda apresentam alto risco de infestação do mosquito transmissor da doença .Os números foram divulgados hoje pelo Ministério da saúde. Em todo Estado, os casos de dengue reduziram 60%.

Segundo dados do primeiro levantamento rápido de infestação para Aedes Aegypty (LIRA) do ano, houve redução de 40% dos criadouros do mosquito da dengue na capital. O resultado indica que Rio Branco está distante de uma epidemia. Outro dado importante é que os casos da doença reduziram 80%. Os números são um comparativo com o mesmo período do ano passado.

Em 2013 foram notificados cerca e 2300 casos da doença, mas apenas 800 se confirmaram, este ano, foram notificados 294 casos, com a confirmação de 151 casos. O resultado segundo a secretária municipal de saúde, Marcilene Alexandrina, demonstra que as ações para a conscientização sobre os riscos da doença foram satisfatórios, mas é preciso continuar com a prevenção. “Se cada um fizer a sua parte nós vamos vencer a dengue. O Estado, a Prefeitura estão fazendo sua parte, então pedimos que a população também faça a sua”, disse.

O Ministério da saúde também divulgou o mapa da dengue em todos os Estados brasileiros. O levantamento no Acre indica que quatro municípios estão em situação de risco, e são eles:  Sena Madureira, Capixaba, Acrelândia e Brasiléia. A situação mais crítica é de Capixaba que apresentou 13,7% de Índice de infestação predial, quando o satisfatório é menor que 1.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*