Bahia vence o Fortaleza nos pênaltis e fará a decisão com o Vozão
O Ceará, atual campeão da Copa do Nordeste, conquistou a vaga para a decisão da competição deste ano. O duelo da semifinal entre Ceará e Vitória, terminou 2 a 0 para o Vozão. O jogo foi realizado na Arena Castelão, em Fortaleza, neste sábado, 24. A equipe cearense vai enfrentar na final o Bahia, que venceu o Fortaleza nos pênaltis.
Ceará 2 x 0 Vitória
A equipe baiana teve um bom início de partida, porém desperdiçou importantes oportunidades que poderiam ter mudado o resultado do jogo. O time da casa equilibrou a disputa e aos 18 minutos da etapa inicial, após uma blitz ofensiva do Ceará, Vina aproveitou um rebote Rubro Negro e cabeceou para fazer o primeiro gol do Alvinegro. O bandeirinha marcou impedimento, mas após verificação do lance no VAR, o gol foi validado.
O time de Guto Ferreira manteve o ritmo e aos 40 minutos de jogo conseguiu ampliar a vantagem. Após cobrança de falta de Vina, que só ergueu a bola na área, o zagueiro Messias acertou uma cabeçada, que mais pareceu um chute, a bola entrou no ângulo direito da meta do goleiro Ronaldo. 2 a 0 Vozão.
No segundo tempo o Leão da Barra voltou mais agressivo tentando reverter o placar, mas não conseguiu, apesar das várias chances criadas. Nos minutos finais da partida, em um lance polêmico, o juiz do jogo expulsou o jogador Alvinegro Gabriel Dias, após verificar um lance de falta no VAR, interpretou que existiu uma agressão do defensor.
Final de jogo com triunfo do Vozão que se classificou para a grande final da ‘Lampions League’, e ainda pode conquistar a charmosa taça de forma invicta. A equipe tem seis vitórias e quatro empates, além de ser a dona da melhor defesa da competição.
Fortaleza x Bahia
A segunda partida da semifinal, também foi realizada neste sábado, 24, no mesmo estádio do jogo entre Ceará X Vitória, a Arena Castelão, a partida teve início apenas duas horas e meia depois da semifinal entre o Vozão e o Leão da Barra, situação que só foi possível pela ausência do público devido à pandemia de Covid-19.
O primeiro tempo foi de muito equilíbrio, e o gol poderia ter saída para qualquer um dos lados. A equipe do Fortaleza começou melhor, criando boas oportunidades, mas depois o Bahia também teve ótimas chances, principalmente com o atacante Rossi.
No segundo tempo o duelo continuou igual, e as equipes continuaram criando ótimas chances, mas sem mudança no placar. O empate sem gols no tempo regulamentar levou a decisão para a disputa de penalidades.
Sem poder contar com os dois goleiros da equipe principal, Douglas Friedrich, que foi diagnosticado com Covid-19 e está isolando realizando tratamento e também Mateus Claus, que se recupera de lesão, o técnico do Esquadrão de Aço, Dado Cavalcante, teve que escalar o jovem Mateus Teixeira, que atua na equipe do Sub-23. O herói improvável defendeu duas cobranças do Leão do Pici, enquanto que Gilberto, Matheus Galdezani, Rodriguinho e Conti converteram para o Tricolor da Boa Terra. Final de jogo 4 a 2 para o Bahia.
A final da edição 2021 da Copa do Nordeste será a reedição da final do ano de 2021, em que o Ceará também enfrentou o Bahia e conquistou o troféu da competição, vencendo os dois jogos por 3 a 1 e por 1 a 0. A CBF já definiu as datas dos dois confrontos, o primeiro será no dia 1º de maio com mando de campo do Tricolor, e o segundo jogo vai acontecer no dia 8 de maio na Arena Castelão, os horários ainda serão definidos.
Antes da grande decisão da ‘Lampios League’, os finalistas têm compromissos importantes pela Copa Sul-Americana 2021. O Bahia tem jogo marcado contra o Guabirá-BOL, na terça-feira, 27, às 17h15 (horário do Acre), no estádio Pituaçu em Salvador, na Bahia. O Ceará que também está na Copa Sul-Americana terá pela frente o Arsenal de Sarandí-ARG, o jogo também será na terça-feira (27) no estádio Julio Humberto Grondona, em Buenos Aires, ás 19h30 (horário do Acre). O jogo terá uma importância a mais, pois será o primeiro compromisso oficial do Alvinegro com uma equipe estrangeira jogando fora do Brasil.