thumb PsdbPortoAcre

Combustíveis: Porto Acre passa a ser rota alternativa para abastecimento

O Município de Porto Acre será utilizado nos próximos dias como rota alternativa para entrada de combustível no Acre. Diante da situação instalada em virtude da cheia histórica do Rio Madeira que prejudicou o abastecimento do Estado, a única saída para evitar o desabastecimento é utilizar a via fluvial. Serão descarregados seis milhões de litros de combustível entre gasolina e diesel.

Na quinta-feira, 20, uma reunião com o Prefeito de Porto Acre (PSDB), Governo do Estado, Representantes das Empresas Petrobrás e Ipiranga, Detran, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Deracre definiu as providencias a serem tomadas para que operação de descarregamento da balsa ocorra com segurança.

Durante a conversa Paulo Oliveira representante da Petrobrás no Acre, disse que apesar de o Município não ser preparado, todas as medidas cabíveis serão tomadas para seja uma operação segura. “Sabemos que o Município não foi preparado para isso, mas a Petrobrás irá montar uma estrutura como se fosse uma base, essas medidas foram tomadas para seja feita uma operação segura. Destaca.

Para o Prefeito Carlinhos Portela a principal preocupação é com as famílias que moram do outro lado do Rio e precisam fazer a travessia. “Colocamos toda a equipe da Prefeitura em alerta, o que me preocupa é a estrutura precária de embarque e desembarque, temos 800 famílias que moram do outro lado do rio, precisamos encontrar uma alternativa para não inviabilizar o Município”. Enfatiza.

A Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado Nazareth Araújo disse que medidas alternativas tem sido tomadas para manter o abastecimento. ”A situação do Rio Madeira a gente não pode controlar, mas o Governo tem procurado medidas alternativas cabíveis para manter o abastecimento, com segurança”, garante.

Diversos órgãos se mobilizam para garantir o Sucesso da Operação

O Corpo de Bombeiros irá colocar uma unidade no Porto e outra estrada para qualquer eventualidade, o Detran também acompanhará toda a movimentação na Rodovia Ac 10. O Deracre se responsabilizou por construir outro ponto de travessia, uma vez que o atual ponto de embarque de desembarque dos moradores estará interditado.

Medidas de Segurança estão sendo tomadas para evitar acidentes, como o desligamento do fornecimento de Energia Elétrica durante o descarregamento e o isolamento e sinalização da área portuária.

Ainda de acordo com Oliveira a operação já foi autorizada pelos Órgãos Ambientais. Uma rede por onde irá passar o combustível será instalada, e a empresa irá fazer uma contenção para evitar que caia o produto dentro do Rio.

A previsão de chegada do combustível é às 10 horas desta terça-feira, 25.

Deixe uma resposta