thumb Detran - acervo fotografico

Conduzir bicicleta elétrica só com habilitação

Assim que um projeto de lei for votado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Marcus Alexandre, todos os condutores de bicicleta elétrica vão ter 120 dias para conseguir uma carteira especial chamada de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Além do documento pessoal, a RBtrans vai exigir, o pagamento de taxas, uma espécie de IPVA, o emplacamento da bicicleta e o capacete.  

O projeto de lei chegou nesta segunda-feira, 9, na Câmara de Vereadores e deve ser votado na próxima semana. O líder do prefeito, vereador Gabriel Forneck, informou que a prefeitura está seguindo uma determinação do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, que é colocar regras para quem for conduzir bicicletas elétricas. A  Rbtrans e o Detran serão os responsáveis pela fiscalização, e quem for flagrado descumprindo a norma terá a bicicleta retida e ainda pagará multa.

Procuramos os condutores, a maioria é idoso,  para saber o que pensam da medida. A reação é sempre a de revolta.O aposentado Antônio José Freire, de 78 anos, disse que as exigências andam perto do absurdo. Ele não tem mais condições de fazer testes para conseguir uma carteira e pelo jeito vai perder o transporte que vem lhe dando conforto. A bicicleta foi comprada há um ano e meio e agora consegue percorrer toda a cidade sem gastar muito.

Para o líder do prefeito, as novas regras estão sendo implantadas para evitar acidentes graves. A prefeitura desconhece a quantidade de bicicletas elétricas que circulam em Rio Branco, mas sabe que esse comércio está crescendo, e logo esses ciclomotores serão muitos e estarão disputando espaços com motos, carros e as bicicletas tradicionais.

Deixe uma resposta