Corrupção: combate é lembrado em Rio Branco

Nesta segunda-feira, 9, foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Em Rio Branco, a data foi marcada com uma solenidade onde 10 órgãos de controle e fiscalização participaram apresentando suas ações no enfrentamento à corrupção.

Em um ato solene, procuradores, chefes de Controladorias e Tribunais de contas do Estado, município e União lembraram o dia internacional de combate á corrupção. O compromisso de combater esse mal que assola muitos países inclusive o nosso, foi firmado em uma convenção da Organização das Nações Unidas, (ONU). Há 10 anos, o Brasil assinou o tratado, onde uma das missões é que os órgãos de controle façam periodicamente prestação de contas de suas atuações. “As ações de combate são organizadas pra fazer frente a esse problema, por isso estamos fazendo hoje prestação de contas das ações da CGU e organizações parceiras”, comentou o chefe da Controladoria Geral da União no Acre, João Mendes.

Durante o ato solene, realizado no auditório da Fecomércio, o público acompanhou uma palestra sobre corrupção no Brasil. Um pouco antes, o procurador chefe do MPF, Eduardo Aguiar comentou o combate à corrupção deve ser um dever de todos. “O Brasil é um país com alto índice de arrecadação fiscal e tem recursos para implementar as políticas públicas para diminuir a desigualdade, mas tem um enorme desvio de recursos e alta taxa de corrupção. É dever das instituições combater a corrupção, mas cabe a cada cidadão combatê-la”, disse.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre participou da solenidade apresentando as ações de transparência com o cidadão. Entre as novas formas de comunicação com os munícipes, está o “Portal Cidade Transparente”, onde qualquer informação solicitada à prefeitura pode ser respondida com prazo de 20 dias. “Assim a gente deixa ainda mais transparente as ações do município e fortalece o combate a corrupção”, comentou.

Também durante o evento, foi lançado pelos Correios o selo alusivo ao dia internacional de combate à corrupção. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a necessidade da prevenção e combate à corrupção.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*