Cruzeiro comemora 24 anos do ECA

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) realiza atividades em Cruzeiro do Sul em comemoração aos 24 anos do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

A explanação desse tema foi realizada pelo palestrante Jota Conceição. Um desafio detectado e que precisa ser discutido pelas autoridades administrativas do município e Estado é a criação de políticas públicas para atender a demanda de adolescentes que estão em vulnerabilidade social.

Um estudo realizado pelo CMDCA aponta que é alta a quantidade de adolescentes envolvidos com drogas em Cruzeiro e também vítimas de abuso sexual.

Segundo o psicólogo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rafael Cavalcante, a rede de atendimento à criança e adolescente existe e luta pela efetivação do ECA, porém falhas estruturais e no aparelhamento dessa rede dificultam maior sucesso na realização dessas ações.

Atualmente a única instituição voltada para o atendimento a menores vítimas de abuso e exploração sexual, é a fundação Betel de iniciativa da igreja Assembleia de Deus, patrocinada pela Petrobras. A fundação atende apenas meninas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*