Cruzeiro do Sul retoma aulas presenciais do ensino fundamental

Aulas estavam suspensas há quase dois anos devido a pandemia da covid-19

A rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul retomou, nesta segunda-feira (13), as aulas das escolas de ensino fundamental que estavam há quase dois anos sem receber os alunos por conta da pandemia da covid 19. O prefeito Zequinha Lima e o secretário municipal da Educação, Amarísio Saraiva, visitaram as unidades de ensino para recepcionar os estudantes e os servidores.

O município tem mais de 12 mil alunos matriculados em 108 escolas e, desde o início da pandemia, adotava o sistema de aulas remotas para manter o andamento do processo de ensino. Nesta segunda-feira (13), apenas os estudantes das séries de primeiro ao nono ano voltaram para as aulas presenciais.

“Começamos hoje com uma grande expectativa, mas também com uma grande responsabilidade. Claro que não estamos começando com todas escolas neste momento porque temos um grande cuidado com as crianças de 3, 4 e 5 anos que não podem está usando máscara. Por isso estamos recebendo apenas os alunos de primeiro ao nono ano”, disse o secretário Amarísio.

Para receber os estudantes, as escolas se organizaram com a finalidade de adotar medidas sanitárias no sentido de evitar a transmissão do novo coronavirus. Além do uso de máscara, as crianças passam por higienização nas mãos e estão sendo acomodados com distância entre as carteiras para evitar o contato. O município vai adotar o sistema híbrido neste momento para não lotar as salas de aulas.

“Este é um momento de muita cautela. Estivemos durante um bom tempo nos preparando para que a escola fosse adaptada da melhor forma possível para recebermos as crianças. Fizemos pesquisas e alguns pais de início decidiram não mandar os filhos, mas, depois que viram que a escola se adaptou, resolveram mandar os alunos” disse a diretora da Escola Darci Bezerra, Elizângela Braga.

O prefeito Zequinha Lima destacou que as aulas com o acompanhamento dos professores são de fundamental importância para a boa aprendizagem dos alunos. Por isso, era grande a expectativa de todos pela volta dos estudantes às escolas.

“Os pais, os alunos e os próprios funcionários já estavam ansiosos por esse retorno. Então, para nós é gratificante ter novamente a presença do professor na sala de aula. Os alunos valorizam isso. Mas, aulas se iniciaram aqui não foi de qualquer jeito, estamos adotando todos os cuidados que a gente precisa ter para não prejudicar o controle da pandemia na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Deixe uma resposta