Educadores debatem a violência nas escolas

Iniciaram hoje as atividades alusivas à “Semana da Cultura pela Paz em Rio Branco”. O primeiro evento trouxe seminário para professores e gestores de ensino sobre as formas de enfrentar a violência. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação.

O promotor da Infância e da Juventude, Ricardo Coelho, proferiu a principal palestra do dia aos diretores e coordenadores de ensino, que participaram da abertura das atividades da “Semana pela Paz em Rio Branco”. Ele enfatizou que os índices de violência nas escolas e a gravidade dos casos são preocupantes, mas que a comunidade escolar precisa estar preparada para enfrentar as situações que se apresentam. “Vamos passar noções de direito, instruir sobre os procedimentos disciplinares na escola e também falar sobre a interação dos gestores com os demais organismos de controle social, igreja, família, conselho tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário”, comentou Coelho.

O tema abordado pelo Ministério Público durante o seminário foi sugerido pelos próprios educadores que estão preocupados com a violência nas escolas. Segundo os coordenadores do policiamento escolar, a maioria das ocorrências estão ligadas a furtos e roubos de celulares no caminho da escola. Os casos de violência física acontecem também, nas proximidades e não dentro das unidades de ensino. Essas informações podem ajudar a apontar estratégias de combate à violência.

A programação da Semana da Cultura pela Paz nas Escolas prevê ainda a realização de outros seminários, palestras, cursos e também uma passeata coma a comunidade estudantil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*