thumb TSEmesarios

Eleições 2014: TRE/AC terá 7.200 mesários

Faltam pouco mais de três meses para que mais de meio milhão de acreanos vão as urnas escolher os próximos deputados federais, estaduais, senador, governador e presidente da República.

O número de eleitores ainda não foi divulgado oficialmente, mas já é um recorde. No último pleito, cerca de 498 mil pessoas estavam aptas a votar no estado. Para este ano, a novidade fica por conta da identificação biométrica no maior colégio eleitoral do Acre, a capital Rio Branco.

Segundo estimativas do Tribunal Regional Eleitoral, TRE, serão necessários 7.200 mesários divididos nas 22 cidades. O diretor-geral do órgão, Carlos Venicius Ribeiro, explica que sem mesário, não há eleição.

Até o momento, quase 1.800 mesários voluntários já confirmaram interesse em participar da eleição. As inscrições para aqueles que desejam ocupar este cargo vão até a próxima sexta-feira, 20 e podem ser feitas pelo endereço eletrônico: www.tre-ac.jus.br.

Já a lista final dos selecionados será divulgada no dia 6 de agosto. Caso não preencha a quantidade necessária, o TRE/AC deve fazer uma convocação e divulgar amplamente nos meios de comunicação.

Além de contribuir no processo eleitoral, o mesário conta com outros benefícios. “No caso do trabalhador, ele tem direito a dois de folga. Já estudantes universitários recebem diploma de 30 horas de atividades extracurriculares. Nos concursos da justiça eleitoral, em caso de empate, o critério adotado leva em consideração quem já foi mesário”, explicou Venicius.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*