thumb rioacre12

Em 4 dias, já choveu mais da metade esperada para dezembro

Na última terça-feira, 3,  as águas do rio Acre mediam 4,64 metros. Já na manhã de hoje, o nível estava 65 centímetros mais alto.Somente nos últimos 4 dias, choveu 128 milímetros. 52% do esperado para todo o mês de dezembro. As informações são da Defesa Civil de Rio Branco.

“A gente vai começar a observar o comportamento de elevação a partir deste começo de dezembro e vai se estender em níveis altos até o final de abril, onde as enchentes acontecem”, disse George Santos.

Segundo o coronel George, os 5,29 metros de profundidade do manancial estão dentro da média histórica dos últimos 42 anos. E por causa da intensidade das chuvas, a defesa civil já está em alerta, principalmente nas áreas de risco. O plano de contingência de 2014 já está em processo de atualização.

“Essas áreas são mapeadas, bem como a quantidade de chuvas”, informou. E uma boa notícia para aqueles que moram as margens do rio Acre. As chuvas podem cessar nos próximos dias, pelo menos é o que aponta o pesquisador climático Davi Friale. “A partir de quinta, sexta e sábado teremos dias ensolarados com pequena probabilidade de chuva em pontos isolados do estado”, explicou Friale.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*